Jogos de tabuleiro para crianças: como eles ajudam a desenvolver habilidades

Você sabia que os jogos de tabuleiro para crianças ajudam a desenvolver o raciocínio lógico, a atenção, interação social e concentração dos pequenos?

E os benefícios ainda se estendem para amadurecimento do respeito, paciência e de seguir regras, pois tudo isso é preciso para brincar com esses jogos.

Sendo assim, eles são considerados muito mais do que uma simples diversão ou passatempo, muitas vezes sendo até mesmo usados por professores em atividades pedagógicas.

Ficou interessado em saber como desenvolver ainda mais seu filho enquanto o diverte com o um jogo de tabuleiro? Então, vem com a gente que te explicamos como fazer isso na prática!

Qual é a importância dos jogos de tabuleiro?

Os jogos de tabuleiro para crianças são importantes pois além da diversão, despertam neles o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo.

O desenvolvimento cognitivo acontece aprimorando as suas habilidades de estratégia, raciocínio, administração, comunicação, concentração, negociação e afins.

Já o desenvolvimento social ocorre quando os jogos de tabuleiro para crianças os incentivam a se relacionar com outros colegas ao longo das partidas e respeitar as regras e o tempo do adversário.

Por fim, o desenvolvimento afetivo acontece quando esses jogos exigem que se respeite a vez do próximo de fazer uma jogada, além de compreender que às vezes se ganha e às vezes se perde, sendo sempre uma competitividade saudável.

Qual a função dos jogos de tabuleiro na aprendizagem?

A função de jogos de tabuleiro na aprendizagem pode ser esclarecida de acordo com os efeitos que eles causam em cada faixa etária.

Por exemplo, na primeira infância, que acontece dos 0 aos 6 anos de idade, eles ajudam com conceitos de convivência social, como compartilhar, ganhar, perder, ter paciência, ter limites e afins.

Na segunda infância, que acontece dos 6 aos 10 anos de idade, os jogos de tabuleiro para crianças ajudam no raciocínio lógico e numérico, além de estimular a alfabetização, tudo de forma lúdica.

Por fim, na adolescência, que ocorre dos 10 aos 18 anos de idade, esses jogos são vistos como uma ponte para interação e convívio social, ajudando a amadurecer essas características nos jovens.

O que os jogos de tabuleiro podem ajudar a desenvolver?

Os jogos de tabuleiro ajudam as crianças a desenvolverem o raciocínio lógico, a competitividade saudável, a agilidade, concentração, memória, valores e princípios de viver em sociedade e muito mais!

Por exemplo, o Ludo, um dos queridinhos entre os pequenos, é capaz de ajudar que as crianças lidem com a perda e a vitória, os ensinando a como reagir diante de suas frustrações e a de colegas.

O Xadrez e Dama, por sua vez, são ótimos para desenvolver o raciocínio lógico e rápido, além da memória, capacidade de solucionar problemas e como ter mais perseverança e paciência.

O Jogo de Detetive, ao mesmo tempo que diverte as crianças, os ensina a como traçar estratégias para alcançar objetivos, fazendo com que eles compreendam que para chegar aonde querem, é preciso ter estratégias assertivas.

Já o Banco Imobiliário, que agrada até mesmo os adultos, ensina as crianças a lidarem com questões de matemática, fazendo com que o ato de somar e subtrair seja mais lúdico.

Por fim, o Jogo da Vida mexe com as questões de valores e princípios fundamentais para viver em sociedade, além de ajudar na formação da personalidade dos pequenos e na diferenciação do que é uma fantasia e o que é realidade.

Qual a importância do jogo no processo de ensino-aprendizagem?

Os jogos de tabuleiro para crianças são grandes aliados de professores, para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

Isso porque, como você viu até aqui, eles ajudam a desenvolver os alunos de inúmeras formas (afetivas, cognitivas e sociais), porém de uma maneira mais divertida e que traz mais significado para eles.

Então, no processo de ensino-aprendizagem, esses jogos são uma saída lúdica para envolver crianças e as educar, especialmente as mais pequenas, que estão começando a se desenvolver.

Desta forma, por meio deles, os pequenos aprendem a como respeitar regras, como controlar o tempo, como enfrentar desafios, como inventar algo, descobrir coisas novas, experimentar outros pontos de vista, como desenvolver afeto pelo próximo e muito mais!

Exemplos de jogos de tabuleiro

Alguns exemplos de jogos de tabuleiro para crianças são:

  • xadrez;
  • banco imobiliário;
  • ludo;
  • detetive;
  • jogo da vida;
  • jogo da velha;
  • tétris;
  • resta 1;
  • tangram;
  • puzzle;
  • sudoku geométrico.

Conheça benefícios dos jogos de tabuleiro

Na sequência, separamos os principais benefícios do jogos de tabuleiro para crianças. Confira!

Fazem bem para o cérebro

Por trabalharem a concentração, memória e raciocínio dos pequenos, os jogos de tabuleiros para crianças exercitam o cérebro e fazem bem para ele.

Além do mais, eles exercitam a massa cinzenta de forma que previnem o envelhecimento dela e possíveis doenças de declínio cerebral, como o Alzheimer.

Ajudam no desenvolvimento cognitivo e social

Como já falamos anteriormente, os jogos ajudam no desenvolvimento cognitivo, pois exigem das crianças uso de lógica, matemática e estratégia.

Já o desenvolvimento social está relacionado ao fato desses jogos incentivarem o apoio entre amigos, intensificando laços e combatendo o isolamento.

Ensinam o “ganhar e perder”

Os jogos de tabuleiro ensinam muito sobre competir para celebrar a sua conquista, mas também mostram que nem sempre é possível ganhar.

Isso ajuda os pequenos a entenderem, de forma lúdica, que nem sempre vencemos, mas que as competições podem ser saudáveis e que mesmo na perda, aprendemos algo e conhecemos nossos limites.

Claro que tudo isso é assimilado por eles de uma forma mais suave enquanto jogam, mas com certeza os prepara para outros momentos da vida que isso pode ocorrer, além dos jogos.

Ajudam no desenvolvimento da coordenação motora

Os jogos de tabuleiro fazem com que as crianças usem muito seus olhos e suas mãos para jogarem.

Assim, eles estimulam a coordenação motora dos pequenos, que precisam analisar o jogo, pensar nas possibilidades, tomar decisões e lidar com elas.

São situações que a vida irá cobrar cada vez mais deles enquanto crescem, mas por hora, eles lidam com elas se divertindo e soltando a criatividade.

Como escolher um jogo de tabuleiro para crianças?

Para escolher um jogo de tabuleiro para crianças, é preciso levar em conta a sua faixa etária, pois os jogos se adaptam à capacidade dos pequenos.

E como há inúmeros modelos de jogos de tabuleiros, separamos aqui outros critérios que irão te ajudar a escolher o correto para o seu filho ou alunos, como:

  • considerar o tempo de duração do jogo;
  • analisar a complexibilidade do jogo de acordo com a faixa etária;
  • analisar a temática do jogo;
  • considerar os gostos dos pequenos.

Se você gostou de saber como os jogos de tabuleiro são importantes para desenvolver o raciocínio lógico infantil, compartilhe este artigo em suas redes e ajude outras pessoas!

Conclusão

Como você viu ao longo deste artigo, os jogos de tabuleiro são armas poderosas para desenvolver nos pequenos pontos como:

  • conceitos de convivência social;
  • raciocínio lógico;
  • convívio social;
  • competitividade saudável;
  • agilidade;
  • concentração;
  • memória;
  • valores e princípios;
  • controle de sentimentos;
  • estratégias para alcançar metas;
  • como controlar o tempo;
  • experimentar outros pontos de vista;
  • desenvolver afeto pelo próximo;
  • estimular a coordenação motora.

Então, que tal seguir as dicas que demos de como escolher um jogo de tabuleiro para crianças e buscar um deles para o seu filho?

E para desenvolver o seu filho além dos jogos, você pode ser nossos artigos sobre:

Comentários do Facebook

Deixe um Comentário