Tecido para uniformes: principais tipos e suas características

No tecido para uniforme escolar, os colégios estampam suas cores e símbolos, para identificar os alunos e padronizar as roupas que eles devem usar ao irem estudar.

Esse costume de usar uniforme foi inspirado nas regras do exército e, a partir de 1930, praticamente todas as escolas brasileiras já haviam aderido a essa regra.

Sinônimo de praticidade e economia, o uniforme escolar permite que crianças e adolescentes não precisem usar e gastar uma roupa diferente todos os dias da semana para irem à escola.

Assim, ele descarta essa preocupação de qual peça eles devem vestir todos os dias, estabelecendo um padrão de vestimenta, que pode ser confeccionado com diversos tipos de tecidos.

E é justamente sobre tecido para uniforme que vamos falar neste artigo, explicando qual deles é o melhor, quais não amassam, não desbotam e muito mais.

Siga a leitura conosco e fique por dentro de tudo!

Qual o melhor tecido para uniforme?

O melhor tecido para uniforme escolar leva em conta os principais fatores que fazem com que o uniforme seja bom.

Dentre esses fatores, podemos citar o fato do tecido não amassar, dele não criar bolinhas, de permitir que a pele dos alunos respirem, de possibilitar movimentos e que são fáceis de lavar.

Diante dessas características, podemos citar vários tecidos para uniformes que preenchem esses requisitos. Abaixo, confira alguns deles.

Jeans ou brim

O jeans ou brim são ótimos tecidos para confeccionar calças de uniforme escolar, pois são resistentes, confortáveis, fáceis de lavar e tem longa duração.

Infelizmente, em lugares muito quentes, eles podem ser desconfortáveis, pois são tecidos mais grossos.

Microfibra

A microfibra se trata de um tecido para uniforme que além de bonito, é antialérgico.

Um ponto que o destaca é a secagem rápida, algo fundamental para uniformes, além de manter a boa aparência mesmo depois de um bom tempo de uso.

Porém, esses pontos também tornam a microfibra um pouco mais cara que os outros tecidos, mas o ideal é olhar para a sua compra como investimento, afinal, você não precisará comprar outro uniforme confeccionado com esse tecido tão cedo.

Algodão

O algodão é um tecido versátil e muito usado no mercado de confecção de uniformes.

Ele é bastante utilizado principalmente na produção de camisetas, por ser confortável, leve e resistente a odores.

Além do mais, ele se adapta muito bem a diversas temperaturas, não retém calor e seca rápido.

A desvantagem do algodão como tecido para uniforme fica no fato dele amassar fácil, logo, exige que seja passado no ferro com frequência.

Poliéster

O poliéster é usado na produção de uniformes por ser um tecido resistente, perfeito para inserir estampas, como as logos dos colégios, e por conseguir reter muito bem a umidade.

A sua desvantagem fica apenas no fato dele reter muito calor, logo, em épocas do ano como o verão, ele pode ser um pouco desconfortável de usar, já que bloqueia a circulação de ar na pele.

Elastano

O elastano se destaca entre os tecidos para uniformes por conta da sua elasticidade.

No mais, ele também tem uma longa durabilidade, consegue aderir às cores mais facilmente e não desbota.

Algodão com poliéster

O algodão é uma fibra natural, encontrada na maioria das roupas por conta de seu conforto.

A união do algodão com poliéster gera um tecido confortável e durável, pois essas são as principais características dos dois.

Helanca colegial

A helanca colegial é um tecido para uniforme muito comum na confecção de calças e shorts com elasticidade.

Se trata de um tecido feito da união do poliéster com o algodão, logo, é mais encorpado, fresco e confortável.

As roupas que são produzidas com ele costumam ser usadas por crianças e adolescentes em aulas de educação física, para facilitar a movimentação do corpo.

O que considerar para escolher o melhor tecido

Como você viu, quando o assunto é tecido para uniforme, não existe apenas um que é bom. Todos eles têm vantagens e desvantagens.

Sendo assim, o melhor tecido varia de acordo com alguns aspectos que você considera importante.

Por exemplo, se você considera o clima um aspecto importante na hora de comprar um uniforme, por morar em um lugar quente, os tecidos e malhas com algodão e viscose serão as melhores opções, pois são mais frescos e deixam a pele respirar.

Outro aspecto importante para se levar em conta é o fato do seu filho ser mais ativo e se movimentar bastante, logo, ele precisará de um tecido de uniforme que se adapte ao seu perfil.

Então, para esse caso, é preciso de um modelo de uniforme que permita que ele se movimente, ou seja, o elastano.

Qual o melhor tecido para calças de uniforme escolar

As calças de uniforme escolar merecem tanta atenção quanto as camisetas.

Como as crianças que vão à escola geralmente estão em fase de crescimento, as calças logo entregam o quanto elas cresceram, pois vão ficando mais curtas.

Além do mais, o seu tecido deve levar em conta se o seu filho se movimenta muito no colégio, pratica exercícios com frequência ou se ele é mais calminho e se movimenta pouco.

Como já falamos antes, é comum que o jeans ou brim sejam a melhor escolha para uma calça de uniforme escolar, porém, nada impede que o elastano seja uma boa opção, caso o seu filho seja mais ativo.

Tecido para uniforme que não desbota

Se você está em busca de um tecido que não desbota fácil, tenha em mente que esses são os que têm altas porcentagens de poliamida ou poliéster.

Dentre as opções, podemos citar:

  • poliéster com acabamento em dryfit;
  • poliamida com acabamento em dryfit;
  • PV;
  • malha PET;
  • 100% poliéster;
  • poliamida com elastano e acabamento em dryfit;
  • tecidos com algodão e poliamida.

Porém, destacamos aqui que quanto mais poliéster e poliamida tiver o tecido, mais quente será a peça do uniforme, com exceção para malhas com acabamento em dryfit.

Tecido que não amassa para uniforme

Outra busca muito comum dos pais quanto aos uniformes são aqueles com tecidos que não amassam.

Novamente o percentual alto de poliéster e poliamida são o que fazem um tecido não amassar com facilidade.

Por isso, a lista dos tecidos que não amassam é bem similar a lista dos tecidos que não desbotam fácil, veja:

  • poliéster com acabamento em dryfit;
  • poliamida com acabamento em dryfit;
  • poliéster com elastano e acabamento em dryfit;
  • poliamida com elastano e acabamento em dryfit;
  • 100% poliéster;
  • malha PET.

Lembre-se, além desses, existem também outros tecidos para uniforme. Por isso, o ideal é contar com a ajuda de um especialista no assunto na hora de encomendar o uniforme dos seus filhos. Fale com a gente!

Conclusão

Neste artigo, a nossa missão era te apresentar uma lista com os melhores tecidos para uniformes, sendo assim, trouxemos:

  • jeans ou brim;
  • microfibra;
  • algodão;
  • poliéster;
  • elastano;
  • algodão com poliéster;
  • helanca colegial.

Como você viu, todos eles têm vantagens e desvantagens e a escolha do melhor deles deve levar em conta o perfil do seu filho e, principalmente, o clima de onde vocês moram.

No mais, apresentamos a você algumas opções de tecidos para calças de uniformes escolares, tecidos que não desbotam e que não amassam com facilidade!

E se você precisa tirar alguma mancha de uniforme escolar, confira nosso artigo completo sobre esse tema clicando neste link!

Comentários do Facebook

Deixe um Comentário