Leitura infantil: como desenvolver o hábito nas crianças

A leitura infantil é uma forma de mostrar cuidado, dar atenção e desenvolver habilidades em seu filho.

Além do mais, segundo pesquisas, o hábito de leitura apresenta benefícios como o aumento da empatia, diminuição dos níveis de estresse e fortalece a criatividade.

O melhor de tudo é que para estimular esse interesse em crianças, não é preciso de muito, basta ter em mãos uma história, seja em um livro físico ou um arquivo digital.

E aí, ficou interessado em saber como dar os primeiros passos para desenvolver a leitura infantil em sua casa?

Então siga neste artigo conosco, pois neste aqui te explicamos a importância dessa prática, os seus benefícios e como começar a exercê-la ainda hoje!

Qual é a importância da leitura infantil?

A leitura infantil tem poder sobre o desenvolvimento cognitivo, criativo e intelectual de crianças, ampliando as suas visões de mundo.

É através da leitura que elas podem descobrir novos mundos, possibilidades e curiosidades da vida.

Além do mais, através de histórias literárias as crianças criam novas brincadeiras, reproduzem falas e modos dos personagens, contam para outras pessoas as histórias que leram e desenvolvem a comunicação e interpretação.

Mas é claro que a leitura infantil deve ser estimulada pela família para garantir esses resultados, pois raramente a criança terá em mente que precisa criar esse hábito.

E para isso, basta que os familiares leiam para elas, deem de presente gibis, HQs, livros de contos, fábulas e afins.

Benefícios da leitura infantil

Gostou de entender um pouco mais sobre a importância da leitura infantil? Então fique por dentro de alguns de seus benefícios!

Amplia o conhecimento da criança

Os conhecimentos do seu filho são facilmente ampliados quando a leitura se torna um hábito.

Isso porque os livros são repletos de referências, histórias, curiosidades e dicas, dando base para ele moldar os próprios pensamentos e desenvolver o raciocínio.

Isso é ideal para que crianças consigam evoluir em habilidades como opinar e criticar, exercitando assim o poder de comunicação e a capacidade lógica de pensamento.

Enriquece seu vocabulário

Sem dúvidas a leitura é uma forma muito ágil de crianças conhecerem novas palavras e enriquecerem o vocabulário.

Esse benefício permite que elas aprendam algo novo dentro da nossa língua, além de aperfeiçoarem a gramática.

Auxilia a promover o desenvolvimento

A leitura infantil desenvolve uma criança intelectualmente falando, principalmente no que diz respeito às suas habilidades de comunicação, como já reforçamos anteriormente.

E essa é uma competência fundamental para o crescimento do seu filho, pois o dom de se comunicar bem estará entrelaçado com todas as outras relações de sua vida.

Desenvolve afeto entre familiares e a criança

A leitura infantil afeta crianças por meio de histórias, despertando emoções nos pequenos.

Essas emoções podem ser positivas ou negativas, como medo, tristeza, empolgação, alegria, curiosidade e outros tantos diversos sentimentos.

Reduz o estresse nas crianças

O estresse infantil também pode ser reduzido por meio da leitura.

Segundo pesquisa, basta alguns minutos na companhia de um livro que as crianças já diminuem seus níveis de ansiedade em até 68%.

Melhora a escrita de redações no futuro

Como nós falamos anteriormente, a leitura amplia o vocabulário infantil e desenvolve habilidades como criatividade e interpretação.

Futuramente, isso é perfeito para quando seu filho começar a escrever redações, pois ele conseguirá elaborar mais fácil as ideias que estão em sua mente.

Por isso é fundamental que a leitura infantil comece o mais cedo possível, pois assim ele terá cada vez mais base para o momento em que sua escrita for exigida no ambiente escolar.

Cria laços afetivos entre pais e filhos

Ao ler para o seu filho, mesmo que seja por 15 minutos do dia, você cria um laço afetivo através do papel de orador e ouvinte.

E esses laços vão sendo cada vez mais fortalecidos a partir do momento que você consegue fascinar o seu filho com a leitura.

Assim, ele passará a te fazer perguntas, expressar reações, falar das sensações que a história lhe proporciona e muito mais.

Como iniciar a leitura infantil em casa?

Gostou de conhecer os benefícios da leitura infantil? Então, se você quer aplicar essa prática na rotina de seu filho, confira aqui algumas sugestões de como fazer isso na prática!

 

Inicie a leitura infantil desde cedo

Quanto mais cedo você começar a estimular a leitura infantil, mais o seu filho sentirá vontade de adotar esse hábito.

E quando falamos cedo, isso significa que essa prática pode iniciar desde que ele é um bebê.

Para isso, você pode dar a ele livros com texturas, sons, imagens e muito mais!

Atualmente, em uma sessão de livros infantis de livraria, você encontra opções extremamente criativas e lúdicas, com fantoches dentro das páginas, opções de alto relevo e muitos efeitos sonoros.

Seja um exemplo

As crianças se espelham muito no que os seus pais fazem, então, seja um exemplo quando o assunto é a leitura.

Separe alguns momentos do seu dia para ler um livro somente seu e permita que o seu filho veja você praticando esse ato.

Aos poucos, tente incentivá-lo contando histórias, lendo para ele e até mesmo explicando um pouco sobre o livro que você está lendo sozinho.

Comece por livros com imagens

Quando falamos de leitura infantil, elas precisam ter um atrativo a mais do que as palavras, pois as crianças se apaixonam por coisas mais lúdicas e visuais.

Então, ofereça a crianças menores livros com mais imagens e gravuras do que textos.

Conforme eles forem crescendo, você pode tentar inserir outros livros com uma quantidade equilibrada de texto e imagens, como as histórias em quadrinhos.

Conte histórias em voz alta

A leitura infantil pode ser feita sozinha, quando a criança já estiver maior e saber ler, mas enquanto isso não acontece, lembre-se de ler em voz alta e clara ao seu pequeno.

Isso o ajudará a entender a fonética das palavras, aumentará a sua concentração no que está sendo dito e permitirá que você faça parte da fase de alfabetização do seu filho.

Se possível, lembre-se também de criar uma rotina para a leitura infantil, seja na hora de dormir, depois de jantar ou em um momento da manhã.

Mostre diversos gêneros literários

Conforme o seu filho começar a ficar mais familiarizado com a leitura, apresente a ele alguns gêneros literários.

Assim, ele pode começar a escolher entre os livros que mais gosta, aumentando o interesse pela leitura e desenvolvendo seu próprio gosto pelos livros.

Quais são os gêneros da literatura infantil?

Para te ajudar nessa missão de apresentar os gêneros literários infantis, separamos aqui quais são eles:

  • lendas e mitos;
  • fábulas;
  • contos;
  • crônicas;
  • romances.

Essas dicas foram úteis para você? Essa é a oportunidade de explorar novas soluções que possibilitem um ensino de melhor qualidade, mais inclusivo e equitativo!

Conclusão

Como você viu ao longo deste artigo, a leitura infantil é extremamente importante para o desenvolvimento das crianças.

Ela é capaz de criar senso crítico, expandir vocabulário, estimular a imaginação e criatividade, além de causar emoções.

E todos esses benefícios são fundamentais para o seu filho a longo prazo, ajudando em sua vida estudantil e, posteriormente, profissional também.

Então que tal começar já a adotar a leitura infantil na rotina do seu pequeno? Aproveite e conheça aqui 7 livros que ajudarão a estimular a leitura do seu filho!

 

Comentários do Facebook

Deixe um Comentário