Conheça os benefícios do exercício físico para crianças e adolescentes

A prática de exercício físico por crianças e adolescentes os tornam mais saudáveis não só fisicamente.

Isso porque os benefícios dessa movimentação corporal se estendem para o convívio social e diminuição de transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade.

Se interessou sobre o tema? Então, siga a leitura conosco para ficar por dentro de tudo sobre a prática de exercícios para crianças e adolescentes.

Por que o esporte para crianças e adolescentes é indicado?

Os esportes são indicados para crianças e adolescentes, pois mantém os jovens saudáveis e ajudam a prevenir doenças física e psicológica.

Ou seja, os exercícios nesta fase da vida contribuem para um melhor desenvolvimento físico, emocional e mental.

Qual é a importância do exercício físico na infância?

Atualmente o exercício físico na infância é importante pelo fato de que as últimas gerações de crianças têm se isolado cada vez mais por conta do fácil acesso à internet.

Neste cenário, os pequenos focam em passar horas jogando no computador ou mexendo em telas de celulares, tendo as suas habilidades sociais pouco exercitadas.

E além disso, a saúde física de crianças e adolescentes também é impactada, pois os seus músculos e ossos se esforçam o mínimo possível.

Justamente por conta desses fatores que o exercício físico na infância tem se tornado cada vez mais importante, pois melhora a saúde de seus filhos e os estimula socializar.

Outro pontos que tornam os exercícios físicos na infância importante são os benefícios que eles trazem para:

  • músculos e articulações;
  • autoestima;
  • postura;
  • coração;
  • peso;
  • foco;
  • equilíbrio;
  • crescimento saudável;
  • coração.

Quando a criança pode começar a fazer exercícios?

Como você viu, o exercício físico para crianças e adolescentes é perfeito para a saúde física e mental dos pequenos.

E no que diz respeito a idade de fazer exercícios físicos, especialistas afirmam que esse incentivo deve acontecer desde que eles são bebês, ou seja, a partir de um ano, os fazendo brincar e se manterem ativos durante o dia.

Essa rotina deve seguir até os três anos. A partir dos quatro e até os sete, as crianças podem praticar exercícios que os divirtam, como pular corda e correr, para apenas manter o corpo em movimento.

Dos oito aos doze anos as crianças já podem praticar esportes mais sérios, mas sem focar na competitividade.

É a partir dos doze anos que as crianças podem fazer exercícios físicos com caráter competitivo.

Mas lembre-se que os esportes, por mais benéficos que sejam, podem causar lesões físicas, desidratação e sobrecarga psicológica, portanto, monitore as aulas e o desempenho do seu filho.

O papel dos pais para que as crianças se tornem fisicamente ativas

Os pais têm papel fundamental para que os seus filhos se tornem fisicamente ativos.

Mas atenção! Isso não significa que você deva pressionar o seu filho a estabelecer metas irreais e ambiciosas.

Quem deve controlar a intensidade do treinamento de seu pequeno e metas que ele deve atingir é o treinador, que irá considerar a idade e o desenvolvimento da criança.

Além do mais, embora os pais sejam responsáveis por incentivar os seus filhos a praticarem exercícios, cabe somente às crianças a escolha de seguir ou não como atleta.

Benefícios da atividade física regular para crianças e adolescentes

Gostou de ver que os esportes para crianças e adolescentes os ajudam tanto na questão física quanto mental e emocional?

Então acompanhe a seguir todos os benefícios que os exercícios físicos podem trazer para vida dos jovens!

Desenvolvimento de hábitos saudáveis

Durante a infância é mais fácil estabelecer hábitos que levamos para a vida adulta.E que ótimo se esses hábitos forem saudáveis, não é mesmo?

Portanto, incentivar o seu filho a praticar esportes desde cedo é fundamental para que ele cresça com esse costume e crie uma boa relação com as atividades físicas.

Constrói e mantém ossos e músculos saudáveis

Os ossos e músculos das crianças são estimulados sempre que eles praticam atividades físicas, ajudando no desenvolvimento do corpo.

Para que isso ocorra da melhor maneira possível, invista em atividades que o seu filho goste e que sejam ideais para a sua faixa etária.

Reduz o risco de desenvolver obesidade e doenças crônicas

Não há dúvidas que o exercício físico é perfeito para manter a saúde das crianças.

E um desses pontos que fazem ele ser ideal para os cuidados com a saúde diz respeito a redução do risco de desenvolvimento de obesidade, pois o movimento constante do corpo os mantém em forma.

Além disso, as atividades físicas são ótimas para combater a depressão e melhorar a autoconfiança e autoestima dos pequenos.

Aprimora a cognição

Como durante os jogos as crianças e adolescentes precisam tomar decisões rápidas e se movimentarem ao mesmo tempo, isso contribui para a cognição deles.

Sendo assim, os jovens que praticam exercício físico costumam ter um raciocínio mais rápido para diversas tarefas além do esporte.

Estimula a convivência em grupo

Durante a infância, o esporte pode ajudar crianças a se integrarem, pois geralmente os exercícios são praticados em grupo e exigem companheirismo entre os praticantes.

Isso permite que crianças socializem entre si e aprendam a conviver e lidar com os outros, driblando a timidez e mostrando todo o seu potencial de interação.

Ensina a respeitar regras

Uma das grandes características de qualquer esporte são as regras para praticá-los.

Logo, quando uma criança ou adolescente começa a se exercitar, eles aprendem a importância de lidar com as regras e respeitá-las.

Além do mais, os esportes ensinam muito sobre hierarquia, pois costumam ter um técnico, capitão de equipe e outras subcategorias.

Reduz os sentimentos de depressão e ansiedade e promove o bem-estar psicológico

Entre crianças, adolescentes e adultos, a atividade física proporciona ótimos resultados à saúde psicológica, prevenindo e combatendo doenças como ansiedade e depressão.

Isso porque essas duas doenças, por exemplo, podem ser causadas pela falta de endorfina no cérebro, ou seja, o famoso hormônio da felicidade.

E uma das formas de liberar endorfina para o cérebro é praticando um exercício físico, levando ao indivíduo a sensação de prazer e bem-estar.

Ajuda a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos

O exercício físico no período escolar também ajuda crianças e adolescentes a se concentrarem nas aulas e fixarem o conteúdo ensinado.

Isso porque eles auxiliam no desenvolvimento do raciocínio lógico e na memória, por exigir reflexos mais rápidos e foco.

No fim das contas, os exercícios físicos para crianças representam uma mudança positiva para a família toda. Deixe seu comentário contando como é na sua casa, ele é importante pra gente. 

Conclusão

O exercício físico é um ótimo aliado do corpo e da mente de crianças e adolescentes, além de evitar o sedentarismo.

Por isso, estimule o seu filho a praticá-los e temos certeza que em pouco tempo você verá os resultados em sua autoestima, autoconfiança, em seu conhecimento e, claro, no corpo!

Comentários do Facebook

Deixe um Comentário