Vestibular: o que você precisa saber para ajudar o seu filho

A maioria dos pais já passou pela difícil fase do vestibular e sabe o quanto esse período pode ser complicado para os jovens. Medo, dúvidas, inseguranças e falta de perspectiva são sentimentos comuns da idade frente a esse tipo de decisão. Se o seu filho está no ano de prestar vestibular, você pode ajudá-lo a passar por esse período com maior tranquilidade e segurança. Hoje vamos dar algumas dicas para isso.

Dicas para ajudar seu filho com vestibular

  • Cuidado com a cobrança

Enquanto pai ou responsável, seu papel nessa hora precisa ser o de orientar o melhor caminho e não apenas cobrar resultados. Fique atento para que a exigência excessiva não leve o seu filho a entrar em pânico. Tenha paciência e respeite o processo e o tempo de aprendizagem do adolescente. Não seja o seu carrasco.

  • Planejem juntos

Sente com o seu filho e planejem juntos os horários de estudos dele durante a semana. Assim, ele ficará mais seguro com os compromissos assumidos e poderá ter maior clareza do que tem que fazer. Lembre-se que organização e disciplina são fundamentais para criar um ambiente propício para aprendizado.

  • Converse sobre a sua experiência

É importante que o jovem saiba que essa é uma fase em que todos passam, inclusive seus pais. Explique para ele quais eram as suas maiores dificuldades quando foi a sua vez, como fez para superar a insegurança da época e o que o ajudou a torná-lo mais confiante. Mostre que a confusão de sentimentos é natural.

  • Incentive momentos de lazer

Inclua no planejamento momentos de folga, como saídas com os amigos, cinema e prática de esportes. Estimule-o a encontrar algo que goste de fazer e que o ajude a relaxar. Uma mente tranquila é capaz de absorver melhor o conhecimento.

  • Ajude-o a trabalhar sua autoconfiança

A adolescência já é uma fase confusa para vários jovens, na qual a insegurança se torna mais latente. Converse com o seu filho, mostre que ele é capaz de se esforçar e dedicar para alcançar o seu objetivo. A autoconfiança adquirida nesta fase o acompanhará em outros momentos decisórios da vida.

  • Seja parceiro do seu filho

A casa deve ser um lugar seguro, onde ele possa se sentir à vontade. Converse, compartilhe momentos, dividam experiências, motive-o principalmente na reta final… Trabalhe para que o seu filho sempre o veja como um parceiro de vida.

 

Summary
Vestibular: o que você precisa saber para ajudar o seu filho
Article Name
Vestibular: o que você precisa saber para ajudar o seu filho
Author

Deixe abaixo seu comentário

comentários

Share this post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *