5 dicas para criar resoluções de ano novo junto com seu filho

Quando chega o final do ano, é comum os adultos criarem resoluções de ano novo, como, por exemplo, praticar atividades físicas, estudar um novo idioma, mudar de área na vida profissional, entre outros.

Mas, você já pensou em estender estes planos aos seus filhos? Que tal ajuda-los a também terem resoluções de ano novo e ainda estreitar ainda mais o relacionamento entre vocês? Boa ideia, não é mesmo? No post de hoje, você vai encontrar cinco dicas para criar resoluções de ano novo junto com o seu filho. Acompanhe:

1. Não deixe que o combinado se torne uma regra

Inicialmente, evite que o que for combinado entre você e seu filho tenha um tom de regra. Tenha uma conversa sincera com as crianças e faça perguntas importantes para ela, como, por exemplo: Você acha que foi bem na escola este ano? Você ficou motivado (a) até o final do ano? Você acredita que podemos melhorar algo? O que, nós pais, podemos ajudar neste assunto? A partir das respostas que o seu filho der, proponha as resoluções. Uma dica é fazer junto com a criança um calendário semanal ou mensal com os horários combinados para as atividades.

2. Ajude a criança a ser mais independente no ano novo

Que tal ajudar seu filho a ser mais independente? Esta regra vale para todas as idades: desde os mais novinhos até os maiores. Com as crianças que estão na época do desfralde, você pode incentivá-las aproveitando as resoluções de ano novo. Já para os maiorzinhos, que tal ensiná-los a lavar a louça que eles próprios sujam? 

3. Estude junto com o seu filho e estreite o relacionamento entre vocês

Uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna mostrou que a influência dos pais no desempenho dos filhos consiste em ajudá-los a ter posturas que os permitam enfrentar os desafios da educação com mais desenvoltura. Portanto:

  •          Ajude os seu filho na hora dos estudos;
  •          Proponha uma rotina escolar de acordo com as atividades diárias com horários fixos;
  •          Disponibilize um ambiente limpo, silencioso, organizado e iluminado de estudo;
  •          Acompanhe os estudos e procure ajuda de profissionais adequados se o seu filho apresentar alguma dificuldade.

4. Priorize na resolução de ano novo a continuidade ou o início de atividades físicas

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é consenso mundial que a prática de exercícios físicos diminui os índices de obesidade, melhora a massa óssea e a força muscular, além de melhorar a pressão arterial, diabetes, doenças inflamatórias crônicas, cognição e autoestima, o que consequentemente traz impactos psicológicos positivos em adultos. Mais que isso, estes benefícios também se estendem às crianças – até às menores, de zero a quatro anos de idade. Se seu filho ainda não pratica atividades físicas, esta é uma boa hora para começar, não é mesmo?

5. Transforme o tempo livre para o seu filho brincar em uma resolução de ano novo

Brincar também faz parte do desenvolvimento da criança. Seu filho está cumprindo todas as resoluções de ano novo? Que tal combinar um tempo livre para brincar e relaxar todos os dias? Opte por uma brincadeira que a criança realmente goste. Vale tudo! Desde as mais tradicionais, como pega-pega, esconde-esconde e até mesmo o vídeo game.

Gostou do tema de hoje? Você tem mais alguma dica de resolução de ano novo? Conte para a gente agora mesmo!

 

 

Summary
5 dicas para criar resoluções de ano novo junto com seu filho
Article Name
5 dicas para criar resoluções de ano novo junto com seu filho
Description
Quando chega o final do ano, é comum os adultos criarem resoluções de ano novo, como, por exemplo, praticar atividades físicas, estudar um novo idioma, mudar de área na vida profissional, entre outros.
Author

Deixe abaixo seu comentário

comentários

Share this post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *