Seu filho pegou birra do uniforme? Veja o que pode fazer!

Que mãe nunca passou pelo constrangimento do filho cismar com alguma coisa na escola? Uma dessas birras acontece também com o uniforme e, acredite: é mais comum do que você pode imaginar!

Parece fácil falar, mas forçar a situação para que ele vista o uniforme de qualquer maneira não é o melhor caminho, pois gera um estresse generalizado e a criança tende a ceder menos ainda.

Com jeitinho e algumas dicas valiosas, você conseguirá conduzir essa situação melhor.

#1 Combine antes

Faça com que ele se sinta parte do momento de decisão sobre como as coisas irão se discorrer. Combine antes como será o momento de vestir o uniforme. Exemplo: “vamos colocar o uniforme juntos e será divertido; você vai ajudar a mamãe/papai a colocar a roupa e mostrar que já está quase fazendo sozinho”. No final, faça com que ele concorde com você.

#2 Tente oferecer opções

Essa tática é preciosa para o momento de trocar de roupa, mas pode ser adaptada ao uso do uniforme. Consiste em deixar a criança escolher entre as opções de roupa que você oferecer para ela. Isso a oferece autonomia, diminui suas dúvidas e controla a ansiedade.

Com o uniforme, você pode tentar: caso tenham camisas diferentes e, para você, tanto faz ele ir com uma ou outra, deixe que ele escolha. Se para você tudo bem ele ir de calça ou short, deixe que ele tome a decisão.

Após dar a opção de escolha, diga que ele tem determinado tempo para decidir. Caso ele não decida nesse período estipulado por você, a decisão é sua.

#3 Cole adesivos na roupa

Tente tornar a roupa divertida com os recursos que você possui. Se ele não gosta de determinado detalhe na peça, cubra com adesivo. Broches que não machucam e que não estragam o tecido também são bem-vindos.

#4 Conte uma história interessante

Conte uma história sobre o uniforme, como: “você lembra quando estava no pátio com essa blusa de uniforme e esse short brincando com seu amigo….”. Outra dica é falar que o vestuário é igual de um amigo ou vizinho que ele gosta.

#5 Utilize argumentos

Alguns argumentos valiosos:

  • Pergunte a ele se gostaria de levantar mais cedo ou perder tempo brincando para escolher a roupa para ir à escola;
  • Pondere a ele que, se usasse roupas variadas todos os dias, na hora de sair para passear as roupas estariam envelhecidas e todos os colegas as reconheceriam pelo uso no dia a dia;
  • Mostre que os uniformes escolares são feitos de tecidos próprios, que foram desenvolvidos para a criança poder permanecer muito tempo com eles;
  • O uso do uniforme oferece segurança.

É importante também manter a boa aparência do uniforme para incentivar o uso e conservá-lo por mais tempo. Confira como remover manchas sem danificar o tecido.
ebook-remover-manchas-post.png

Summary
Author

Deixe abaixo seu comentário

comentários

Share this post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *