4 atitudes de crianças felizes (e o que você pode fazer para garantir a felicidade da sua)

Segundo o filósofo Aristóteles, a felicidade é o maior desejo dos seres humanos. Ele acreditava que a melhor maneira de alcançar o tão sonhado bem-estar é através das virtudes e, de fato, pesquisas recentes comprovam que pessoas que praticam o bem são mais felizes.

Mas e quando se trata de crianças, que ainda não têm autonomia para tomar decisões sobre seu estilo de vida, o que fazer para que elas possam se sentir mais satisfeitas?

[ Leia também: Como ensinar responsabilidade para os seus filhos ]

Não menospreze os pequenos por achar que eles não têm idade o bastante para se preocupar com questões existenciais. Eles também podem sentir angústia e são muito sensíveis com relação ao comportamento dos pais, o entorno familiar e o ambiente escolar.

Felicidade também se estimula!

4 dicas de como deixar seu filho mais contente

1 – Estão em harmonia com a família

A felicidade dos pais importa para o bem-estar dos filhos. Portanto, antes de qualquer coisa, olhe para si mesmo e observe como anda o seu índice de satisfação com a sua vida. O estado emocional dos pais reflete no comportamento da criança, que assimila pelo exemplo.

Em entrevista à Pais e Filhos, a psicoterapeuta infantil Monica Pessanha afirma que “crianças felizes têm, antes de tudo, pais felizes”. E não é verdade que a alegria é realmente contagiante?

2 – Comem com os pais

Segundo estudo divulgado na revista Live Science, comer – pelo menos – 3 vezes na semana com os pais foi apontado como um dos fatores de felicidade pelas crianças. Simples, não?

Por mais que a rotina seja corrida, a hora da refeição é um momento favorável à troca de ideias e a ocasião perfeita para compartilhar experiências. Muitas vezes, o horário de trabalho dos pais não permite essa troca nas principais refeições, mas nem por isso deve-se deixar a prática de lado.

Uma sugestão é acordar um pouco mais cedo, tomar um café tranquilamente e começar o dia com a família reunida em volta da mesa.

3 – Atenção plena

Amplamente divulgado, o conceito de mindfullness serve para a realização de qualquer tarefa diária, inclusive na educação dos filhos. É realmente difícil manter a concentração no presente quando a cabeça está constantemente pensando nas contas a pagar, no trabalho por fazer, no que ainda está por vir. Mas essa técnica também requer prática.

Quando estiver com o seu filho, seja brincando, lendo um livro ou ouvindo alguma história que ele está contando, tente focar totalmente neste momento. Desligar o celular e apagar a televisão pode ajudar. Lembre-se que o mais importante não é quanto tempo você passa com o seu filho, mas a qualidade do tempo que você dedica a ele.

4 – A hora de dormir é sagrada

Um estudo australiano comprovou a máxima que diz que “criança deve dormir cedo”. De acordo com pesquisa realizada pela Australasian Sleep Association, as crianças que dormem até às 20h30 são mais felizes e, consequentemente, têm um entorno familiar mais tranquilo. Além da sensação de bem-estar, dormir cedo ajuda no desenvolvimento cognitivo, mental e físico da criança.

O bem-estar de pais e filhos é um tema abordado constantemente no nosso blog. Dê uma olhada na nossa seleção de conteúdo!

Ebook 39 dicas revolucionarias para pais com filhos em idade escolar

Summary
4 atitudes de crianças felizes (e o que você pode fazer para garantir a felicidade da sua)
Article Name
4 atitudes de crianças felizes (e o que você pode fazer para garantir a felicidade da sua)
Description
Segundo o filósofo Aristóteles, a “felicidade é o maior desejo dos seres humanos”. Ele acreditava que a melhor maneira de alcançar o tão sonhado bem-estar é através das virtudes e, de fato, pesquisas recentes comprovam que pessoas que praticam o bem são mais felizes.
Author

Deixe abaixo seu comentário

comentários

Share this post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *