Como organizar o dia a dia do seu filho

Administrar horários, tarefas e obrigações, às vezes, não é fácil para adultos, imagine para crianças e adolescentes. Porém, a forma como a vida do seu filho está organizada é fundamental para que ele tenha um crescimento tranquilo e feliz e lide melhor com obrigações inerentes à vida, principalmente na vida adulta. Pensando nisso, veja  como organizar o dia a dia do seu filho de forma que funcione

  • Monte em quadro de tarefas da criança

A criança precisa saber que nem toda hora é hora de assistir TV ou brincar, que ela tem obrigações como tomar banho, escovar os dentes e fazer os deveres de casa, por exemplo (lembra do senso de responsabilidade?). Uma forma interessante de ajudá-la a entender isso é montando um quadro de tarefas, uma espécie de agenda semanal com as atividades e obrigações que precisa realizar, desde brincar até o horário de dormir.

O ideal é que vocês montem juntos esse quadro, para que tudo que estiver listado faça sentido na cabeça do seu filho.

*Dica extra: coloque um relógio onde a criança possa olhar para ficar atenta a quando precisa fazer o quê. Isso estimula a pontualidade com que ela faz as suas coisas, tornando-as parte dos seus hábitos diários

mural-de-tarefas

Um exemplo de quadro de tarefas. Fonte.

 

  • Hora de comer é fundamental

Alimentação saudável é imprescindível para o desenvolvimento. Por isso, foco nos horários de almoço/jantar/lanche e no que é servido. Abuse de frutas, legumes, verduras, leite e proteínas (converse com o pediatra sobre as opções mais recomendadas conforme a idade do seu filho). E quando sentar na mesa para comer, nada de tablets, celulares e TV.

  • Checklist pode ser seu melhor amigo

Faça um checklist dos itens essenciais do dia a dia escolar e verifique diariamente se o seu filho está com tudo o que precisa. Isso pode evitar transtornos, como o de sair de casa e precisar voltar para pegar um caderno, por exemplo.

  • Organize as suas tarefas também

Cheque a agenda escolar e os deveres de casa para se certificar de que seu filho está indo bem na escola. Revise sempre os uniformes e artigos escolares para ver se está tudo em ordem e o que precisa ser reposto/trocado. Anote em sua agenda as datas escolares importantes, como provas e reuniões de pais.

  • Estabeleça um tempo para aproveitarem juntos

Organização e rotina no dia a dia são essenciais para as crianças, mas ainda mais importante é o tempo de qualidade que vocês passam juntos. Separe sempre uma hora no dia para conversar, brincar ou fazer alguma atividade prazerosa para os dois. Lembre-se: toda rotina precisa incluir momentos de conexão entre pais e filhos.

Summary
Como organizar o dia a dia do seu filho
Article Name
Como organizar o dia a dia do seu filho
Description
Administrar horários, tarefas e obrigações, às vezes, não é fácil para adultos, imagine para crianças e adolescentes. Porém, a forma como a vida do seu filho está organizada é fundamental para que ele tenha um crescimento tranquilo e feliz e lide melhor com obrigações inerentes à vida, principalmente na vida adulta. Pensando nisso, veja como organizar o dia a dia do seu filho de forma que funcione!
Author

Deixe abaixo seu comentário

comentários

Share this post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *