Piolhos: o que fazer para proteger o seu filho

Mesmo com cuidados rotineiros constantes, de vez em quando, os pais ainda precisam lidar com um dos maiores terrores de quem têm filhos em idade escolar: os piolhos. As crianças são suas vítimas mais frequentes porque têm um contato físico muito maior entre si, principalmente em creches e escolas, compartilhando bonés, pentes e escovas, por exemplo. Mas qualquer pessoa, inclusive bebês e adultos, pode ser afetada por eles. 

Confira agora mais informações para proteger o seu pequeno e toda a sua família desses insetos.

# O que são os piolhos?

São pequenos insetos que se alimentam exclusivamente de sangue, provocando uma doença chamada pediculose, transmissível unicamente pelo contato. Piolhos preferem ambientes quentes, escuros e úmidos e depositam seus ovos nos fios de cabelo.

O principal sintoma de que uma criança está com piolho é a coceira no couro cabeludo, principalmente na nuca e regiões laterais da cabeça. Se a coceira for muito intensa, pode até gerar escoriações e feridas no couro cabeludo.

info_piolho_05_02

Confira os mitos sobre o piolho. Fonte.

Como se prevenir contra os piolhos?

O primeiro e mais importante passo é sempre verificar a cabeça da criança, inclusive, passando um pente fino, além de trocar constantemente a roupa pessoal e a de cama (um piolho pode sobreviver até dois dias em objetos). Também é importante evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como bonés, pentes e escovas, prendedores de cabelo, lenços, bandanas ou capacetes.

Como tratar?

A melhor forma para eliminar os piolhos é com o uso diário de pente fino. Coloque a criança sentada, de costas, com um pano branco nos ombros. Divida o cabelo dela em partes e passe o pente fino do couro cabeludo até a ponta do cabelo, limpando o pente no pano para verificar se há algum inseto.

Caso encontre algum piolho ou lêndea, coloque-os numa solução com água e vinagre, em partes iguais, para exterminá-los. Muito importante: nunca use nenhum tipo de remédio ou produto sem consultar um pediatra antes!

E apesar da falta de higiene não ser uma das causas da aparição do piolho, é importante lavar sempre a cabeça da criança para evitar o aparecimento de fungos ou seborreia.

Summary
Piolhos: o que fazer para proteger o seu filho
Article Name
Piolhos: o que fazer para proteger o seu filho
Description
Mesmo com cuidados rotineiros constantes, de vez em quando, os pais ainda precisam lidar com um dos maiores terrores de quem têm filhos em idade escolar: os piolhos. As crianças são suas vítimas mais frequentes porque têm um contato físico muito maior entre si, principalmente em creches e escolas, compartilhando bonés, pentes e escovas, por exemplo.
Author

Deixe abaixo seu comentário

comentários

Share this post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *