Alergia infantil: 6 dicas para cuidar do seu filho

Se a alergia incomoda profundamente a vida de um adulto, imagine a de uma criança? Pais que possuem filhos com algum tipo de alergia sabem bem disso e sentem-se angustiados com o desconforto dos pequenos. 

Principalmente quando as crises vêm à tona e pegam todos de surpresa, as dúvidas surgem: o que fazer, o que está causando alergia dessa vez e como aliviar os sintomas? Muitos pais infelizmente  passam por isso.

As alergias infantis são bastante comuns. A rinite alérgica, por exemplo, acomete quase 20% da população geral no Brasil, sendo 33,4% crianças e 34% adolescentes. As alergias infantis mais frequentes são:

  • Respiratórias: o pó e o pólen são facilmente inalados e transportados, podendo provocar reações alérgicas como rinite e asma. Espirros e irritação nos olhos são comuns em pacientes com esses diagnósticos.
  • Alimentares: a mais habitual é alergia ao leite de vaca, e costuma iniciar-se quando o bebê começa a deixar de mamar. Outras duas muito comuns se referem a ovo e glúten.

O primeiro passo para lidar da melhor maneira com a alergia do seu filho é procurar um especialista para identificar principais cuidados e o tratamento ideal. Mas existem bons hábitos de alimentação e higiene que ajudam a evitar o aparecimento e o tratamento dessas alergias.

#1 Opte por produtos de composição neutra e natural

Escolha shampoos, sabonetes, desodorantes e hidratantes hipoalergênicos, com composição neutra e natural sempre que possível. Evite produtos que contenham cores ou cheiros fortes.

#2 Tenha cuidado com a borracha e o níquel

Substâncias muito comuns em acessórios femininos infantis e nas roupas, esses dois componentes costumam causar coceira e, até mesmo, feridas na pele das crianças. Evite o contato direto desses artigos com o corpo dos pequenos.

#3 Atente-se à poeira da casa

O pó acumulado nos móveis, nos pelos dos animais de estimação, nas roupas de cama e em outros locais da casa pode causar alergia ou uma crise intensa. Portanto, você deve arejar a casa diariamente e retirar a poeira com frequência. O aspirador de pó é extremamente útil nesses casos.

#4 Evite os ácaros

Mude os lençóis com frequência, higienize sofás, carpetes e cortinas da casa em períodos menores que de costume. Outra dica é usar colchões anti ácaros e evitar o uso de roupas de cama de tecidos sintéticos.

#5 Capriche na escolha dos alimentos

Antes de tudo, prefira alimentos saudáveis e frescos para as crianças. Os industrializados e ricos em corantes costumam causar mal estar e até mesmo alergia em alguns baixinhos. Leia sempre os rótulos dos alimentos para não correr o risco de oferecer um componente ou substância da qual a criança é alérgica.

#6 Tenha cautela na faxina

Os produtos de limpeza são ricos em substâncias químicas que podem causar reações alérgicas nas crianças. O cheiro forte e contato direto com a pele são perigosos, portanto, prefira fazer faxina mantendo o ambiente arejado e tome cuidado para que seu filho tenha o menor contato possível. Uma alternativa interessante é optar por produtos naturais para a limpeza.

Ser pai transcende qualquer tipo de sentimento ou responsabilidade. A insegurança é normal; mesmo querendo fazer tudo certo, os erros existem. Para saber como acertar mais, confira 39 dicas revolucionárias para pais com filhos em idade escolar 

Ebook 39 dicas revolucionarias para pais com filhos em idade escolar

Summary
Alergia infantil: 6 dicas para cuidar do seu filho
Article Name
Alergia infantil: 6 dicas para cuidar do seu filho
Description
Se a alergia incomoda profundamente a vida de um adulto, imagine a de uma criança? Pais que possuem filhos com algum tipo de alergia sabem bem disso e sentem-se angustiados com o desconforto dos pequenos.
Author

Deixe abaixo seu comentário

comentários

Share this post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *