14 atividades educativas para as férias de verão do seu filho

A chegada das férias escolares demanda tempo e atenção dedicados as crianças, pois requer uma rotina certeira onde todos os membros da família possam se encaixar.

Porém, muitos pais encontram – muitas vezes devido ao trabalho – dificuldades ao gerenciar a quantidade de dias livres que os pequenos passam a ter em casa. Qual passeio fazer, que brincadeira criar, qual atividade recreativa ensinar para o pequeno?

Pensando nesse cenário, preparamos como inspiração algumas atividades de férias para a educação infantil do seu filho e que também pode trazer diversão garantida para toda a família. Acompanhe na nossa matéria!

14 atividades educativas para as férias com seu pequeno

Existem maneiras muito legais e educativas de proporcionar momentos inesquecíveis para seu filho durante o verão, de forma a cobrir o tempo livre e não o entediar.

Listamos abaixo quatorze sugestões de atividades que podem garantir férias incríveis em família:

1. Brincar de jardinagem e plantação

Pelo simples fato de crianças viverem em cidades grandes, já torna difícil o contato com atividades dessa natureza: jardinagem e plantação.

Estimular e proporcionar momentos assim, como o simples fato de plantar uma mudinha de árvore pode ser emocionante e marcante para eles.

2. Ensinar a fazer bolhas de sabão com arame

Fazer bolhas de sabão ao ar livre pode ser uma boa opção, e ainda vai gerar umas boas gargalhadas.

3. Pintar e fazer arte com papel

Atividade com arte em papel pode ser muito educativa e ainda pode despertar a criatividade da criança. Basta um livrinho de colorir ou com pontinhos para desenhar e tintas para pintar.

4. Aprender a fazer origami

Que tal também tentar fazer origamis? Há muitos livros que ensinam passo a passo como escolher o papel, recortar, dobrar e colar! Pode ser uma opção ainda mais criativa e divertida para toda a família.

5. Criar o próprio brinquedo

Junte muito material de papel reciclado, papelão, garrafas pet usadas e vazias, tecidos, espigas de milho e o que mais a sua criatividade imaginar, e chame seu pequeno. Crie a tarefa de montagem de um brinquedo próprio, feito por ele mesmo!

6. Montar peças teatrais

Que tal encenar uma história ou um filme que assistiram juntos com os devidos figurinos e cenários? Melhor ainda, que tal montar uma peça de teatro com uma história totalmente nova e criada por vocês?

Pode ser uma excelente opção de planejamento e execução para as crianças. E claro, divertida!!!

7. Escrever um livro ou uma história em quadrinhos

Leiam algumas historinhas e gibis e em seguida, proponha o desafio de escrever ou desenhar algum momento da história.

Para isso, dobre várias folhas de ofício ao meio e grampeie de forma a ter um pequeno livro em branco. E agora, basta propor esse desafio!

8. Criar jogos musicais de adivinhação

Toque trechos de músicas conhecidas do seu filho, e faça a pergunta: Qual é a música?

Com certeza uma excelente opção para uma manhã ou tarde de atividade.

9. Montar pista de obstáculos (dentro de casa ou no quintal)

Criar uma brincadeira funcional, com almofadas empilhadas pelo caminho, passar por baixo da mesa, sentar em todas nas cadeiras da sala de forma sequenciada, se desviar de vasos e panelas espalhados pela sala, isso tudo pode ser uma boa aventura para dentro de casa ou ao ar livre.

10. Visitar parques e praças na cidade ou interior

Marcar uma programação para visita a parques e praças bem arborizadas é uma excelente forma de manter as crianças em movimento durante boa parte do dia.

E ainda garante um contato com a natureza!

11. Acampar dentro de casa

Monte um acampamento com cabanas de lençol e varal dentro do quarto ou da sala, e aproveite para ler um livro ou contar histórias a eles.

12. Fazer um piquenique

Aproveite essa sugestão e convide outros pais e filhos para essa atividade que pode gerar momentos muito agradáveis, além de dar a chance de seu filho criar laços de amizade com os amigos da escolinha convidados.

13. Separar uma tarde para jogos de tabuleiro

Procure no armário, ou aproveite para presenteá-lo com alguns joguinhos de tabuleiro, que podem ajudar na concentração dele, além de garantir uma tarde bastante divertida.

14. Criar a noite do cinema em casa

Junte a família no sofá, escolham os filmes preferidos de seu canal de streaming ou tv aberta, separe o milho para a pipoca e aproveite para curtir essa atividade e momento de união.

Gostaram das atividades? O mais importante é: CURTIR AS FÉRIAS!!!

O que achou do nosso conteúdo? Saiba mais sobre Como Ajudar seu Filho a Encarar a Volta às Aulas de Forma mais otimista!

Comentários do Facebook

Deixe um Comentário