Os tecidos para roupa são formados por fios entrelaçados. Dependendo do tipo de fio utilizado, espessura, cor e padrão, formam-se diferentes tipos de tecidos, com características diferentes. Existem tecidos mais leves, mais espessos, mais brilhantes e mais opacos. Por isso, na hora de escolher o tecido para sua roupa, é preciso analisar qual função terá a peça e em que estação do ano ela será mais usada.
Hoje o mercado conta com inúmeras opções de tecidos. São variações para todos os gostos, necessidades e orçamentos. Sua escolha também vai depender da peça que você pretende fazer, afinal, cada tecido possui um caimento mais adequado para cada modelagem ou corte. Muitas vezes, um tecido que fica muito bom para uma calça, não se adequa para um vestido.
O caimento do tecido vai depender da sua gramatura, que é a medida da sua grossura e densidade, expressa em gramas por metro quadrado. Quanto maior a gramatura, mais macio e mais suave será o toque.
Os principais tipos de tecido são os sintéticos (aqueles que são produzidos industrialmente) e os naturais. Alguns funcionam mais no frio, outros são perfeitos para o calor. Você sabe qual combina mais com cada estação?
Tecidos para roupas de verão
Em quase todo território brasileiro, o verão conta com temperaturas muito altas. Por isso, é fundamental que as nossas peças de roupa sejam leves e permitam a ventilação para que fiquemos mais confortáveis ao longo do dia.
O mais indicado para o calor são tecidos feitos em algodão, viscose, seda ou linho. Esses possuem fibras leves, de tramas finas, que absorvem o suor.
Algodão
O algodão é um tecido bem fácil de encontrar. Ele é macio, flexível e funciona para a costura de diversos tipos de peças, desde lingeries, camisas, camisetas, saias de verão e pijamas. Além disso, ele possui a vantagem de ter um preço acessível e grande variação de estampas.
Viscose
A viscose é um tecido bem leve, super fresco e que é facilmente encontrado nas lojas tanto em suas versões lisas como estampadas. É um tecido com um caimento suave, e fica muito bom para a confecção de batas, vestidos, saias e shorts leves. O único problema é que a viscose amassa com muita facilidade.
Seda
A seda é um tecido muito nobre e pode ser usado na confecção de vestidos de festa ou camisas sociais muito elegantes. Antigamente, a seda era produzida apenas de forma natural, mas, hoje em dia, ele já é produzido pelas indústrias. É um tecido um pouco mais caro, mas vale o investimento!
Tecidos para meia-estação e inverno
Para as temperaturas mais baixas, o ideal são tecidos com isolamento térmico, como lãs, gabardine e veludos. O jeans e a sarja também são opções interessantes para calças, camisas grossas e casacos. Além destes, a malha também é muita usada em camisetas, blusas e calças mais ajustadas ao corpo.
Malhas
É comum encontrar as malhas sendo vendidas por quilo nas lojas por um preço bem acessível. É um tipo de tecido bem versátil, que funciona para a confecção de camisetas, blusas de manga, vestidos e roupas de ginástica (algumas malhas são bem elásticas e por isso ficam bem ajustadas no corpo). As peças feitas em malha são bem confortáveis, pois é um tecido maleável e macio.
Lãs
As lãs são tecidos mais pesados e possui diferentes gramaturas. Elas podem ser usadas na confecção de calças de inverno, saias e casacões. As roupas feitas nesse tecido ficam muito chiques e elegantes.
Veludos
Nos anos 80 e 90, o veludo fazia muito sucesso. Depois, entrou em desuso. Hoje em dia, o veludo está novamente em alta e nas tendências da moda! Ele é um tecido com toque muito macio, que garante isolamento térmico e pode ser usado para calças, vestidos e blusas. É uma escolha muito nobre.
Você já conhecia todos esses tipos de tecido? Conte para gente nos comentários!
Erro: Formulário de contato não encontrado.
Comentários do Facebook