Em quais materiais escolares você deve investir mais

A compra de materiais escolares não precisa ser desesperadora. Claro que neste momento são despendidos tempo e dinheiro, mas é possível planejar-se para que a aquisição dos itens necessários seja realizada de maneira inteligente e sustentável. Está pensando como isso pode ser possível? Continue lendo este artigo.

O primeiro passo é ler atentamente a lista de material escolar. Coloque-a em um local de fácil acesso (tire uma foto do seu celular, coloque-a na bolsa ou escaneie e envie para seu e-mail). Isso para não correr o risco de você perder e para poder acessá-la quando quiser.

Agora, é a hora do planejamento. Com a lista em mãos, verifique o que você já possui em casa, o que pode ser aproveitado ou o que, possivelmente, uma pessoa conhecida possa doar para você.

Lendo a lista novamente, priorize os elementos que devem ser escolhidos pela qualidade e defina aqueles que podem ser escolhidos pelo menor valor. Sabe aquela expressão: “o barato que sai caro”? É isso! É melhor, em alguns casos, comprar por um produto de melhor qualidade que tenha maior longevidade e traga mais benefícios.

Exemplo: você não precisa comprar a caixa de papel ofício A4 mais cara da loja. Você pode optar pela mais barata, afinal, os tipos não se diferenciam tanto. Mas quando você pensa em uniforme, por exemplo, se você comprar a peça mais barata, ela pode se desgastar mais rápido e ainda ser desconfortável para seu filho, afinal, seu uso é diário.

O mesmo serve para mochilas, estojos, canetas, lápis e borracha. Ao comprar esses objetos que receberão maior investimento, confira a resistência dos materiais que os compõem, como tecido, rigidez, costuras, zíperes, rodinhas.

Depois disso, faça uma pesquisa de mercado e considere comprar alguns itens no atacado. Uma dica é juntar-se a outros pais para fazer uma compra maior. Também existem promoções em lojas online, que ainda proporcionam facilidade de entrega. Converse com outros pais e peça indicação de lojas.

Quando tiver que comparecer à loja para a compra, avalie a necessidade do seu filho ir junto. Caso opte pela companhia dele, estabeleça, antes de sair de casa, as regras para a compra e deixe claro que você conduzirá o processo.

Ao chegar no local, crie um relacionamento com o vendedor. Peça dicas e busque com ele a melhor forma de pagamento (não faça isso no caixa pois, muito provavelmente, não conseguirá desconto ou condições especiais).

Fique atenta às promoções e, ao mesmo tempo, tome cuidado com as propagandas enganosas: aquelas que mascaram descontos ou repassam o valor para outros produtos. Vá à loja com um valor máximo estipulado para a compra. Assim, você não corre o risco de gastar mais do que estava disposto(a).

Ao chegar em casa, programe um momento para colocar o nome do seu filho em todos os materiais. Isso ajudará a evitar o sumiço e é um meio de incentivá-lo a ter mais cuidado com suas coisas. Converse com ele sobre a importância de valorizar o que tem e de agradecer pelo que ganhou. A consciência financeira e sustentável deve começar desde cedo.

Outra dica é comprar, se possível, alguns materiais mais básicos fora de época. Nos períodos de matrículas escolares, os departamentos aproveitam para aumentar seus preços. Nos outros meses do ano, os preços tendem a ser mais vantajosos, bem como as promoções. Isso vale apenas para os mais básicos, já que a lista muda anualmente.

A parte que merece maior atenção dos pais e interação das crianças é a aquisição do uniforme. Ele deve ser experimentado, testado e de boa qualidade, para proporcionar conforto e maior durabilidade.
ebook-remover-manchas-post.png

Summary
Em quais materiais escolares você deve investir mais
Article Name
Em quais materiais escolares você deve investir mais
Description
A compra de materiais escolares não precisa ser desesperadora. Claro que neste momento são despendidos tempo e dinheiro, mas é possível planejar-se para que a aquisição dos itens necessários seja realizada de maneira inteligente e sustentável.
Author

Deixe abaixo seu comentário

comentários

Share this post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *