Como escolher o melhor turno na escola

O momento de colocar o seu filho na escola é sempre uma hora de várias dúvidas. Como escolher a melhor escola? Será que ele irá se adaptar? Quais atividades ele precisa fazer? A que você precisa estar atento?

Mas dentre várias dúvidas, uma que sempre está presente é: manhã ou tarde: qual é o melhor horário para as crianças? Será que realmente essa escolha faz diferença no aprendizado do seu pequeno?

A verdade é que não existe um turno mais recomendado do que outro, ou alguma regra absoluta que você deva seguir. Tudo vai depender da disposição do seu filho, a rotina de toda a família e a organização do seu tempo.

O site Just Real Moms trouxe algumas dicas que podem ajudar na sua escolha:

# Avalie o sono da criança

Observe se a criança dorme cedo ou se mostra desperta ao escurecer, custando a pegar no sono. Outro ponto importante é ver como ela se comporta para despertar, se tem dificuldades e reclama bastante para levantar, ou se gosta de fazer atividades logo de manhã cedo.

Respeitar o relógio biológico do seu filho é essencial aqui, então se ele se mostra mais desperto pela manhã, opte por esse horário. Se ele demora para acordar, talvez a tarde seja melhor. Mas tenha em mente também que, em algum ponto da sua vida, ele precisará lidar com compromissos que exigem levantar cedo.

# Observe sua dinâmica familiar e seu tempo

Na organização da rotina familiar, é importante priorizar um momento em que todos estejam juntos e possam aproveitar a vida em família. Também fique atento ao seu tempo: você poderá deixar e buscar o seu filho nas horas em que forem necessário? Quem ficará com ele quando estiver em casa? Tudo precisa ser bem planejado para que funcione.

# Decida se seu filho fará atividades extracurriculares

Muitos pais gostam de colocar seus filhos em escolas de idiomas e aulas de esportes, por exemplo. Nesses casos, é essencial que você pense na combinação dos horários das aulas, para que dê tempo e também para que o seu filho não fique sobrecarregado.

Avalie o perfil do seu filho e veja qual horário fica bom para toda a família; fazendo uma boa combinação entre esses pontos (e refletindo sobre o que é prioridade para a sua família), seus filhos e o aprendizado deles só têm a ganhar com a escolha do período de estudo.

Com uma dúvida a menos, é hora de pensar: qual é o sistema de ensino mais indicado para o meu filho

Ebook 39 dicas revolucionarias para pais com filhos em idade escolar

Summary
Como escolher o melhor turno na escola
Article Name
Como escolher o melhor turno na escola
Description
O momento de colocar o seu filho na escola é sempre uma hora de várias dúvidas. Como escolher a melhor escola? Será que ele irá se adaptar? Quais atividades ele precisa fazer? A que você precisa estar atento?
Author

Deixe abaixo seu comentário

comentários

Share this post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *