Como comprar roupas para crianças e acertar?

Qual pai nunca ficou perdido ao comprar uma roupa para o seu filhote? Ou então comprou uma peça cara e quando chegou em casa, ela acabou não servindo?

A verdade é que comprar roupas para crianças pode ser um pouco mais complicado do que comprar para adultos, devido a infinidade de opções disponíveis no mercado. No conteúdo de hoje vamos ajudar a você a tornar essa tarefa mais simples, com algumas dicas. Confira!  

Como acertar na compra de roupas infantis?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou uma tabela de referência para confecção infantil, para ajudar na padronização das roupas. Essas medidas são uma média, que pode variar de criança a criança, mas que são utilizadas pela maioria dos produtores de vestuário e que você pode usar como referência na hora da compra.

 

Tabela de Referência para confecção infantil ABNT

Tamanho

Idade da Criança

PP

Recém-nascido

P

Até 3 meses

M

3 a 6 meses

G

6 a 9 meses

GG

9 a 12 meses

1

12 a 18 meses

2

18 meses a 2 anos

3

3 anos

4

4 anos

6

5 a 6 anos

8

7 a 8 anos

10

9 a 10 anos

12

11 a 12 anos

14

13 a 14 anos

Uma dica simples que pode ajudar na compra é sempre escolher um tamanho maior. Assim, se a peça ficar grande, basta ajustá-la ao tamanho da criança, sem perda. Peças um pouco mais folgadas também costumam ser mais confortáveis para crianças mais ativas.

Outra atitude que pode ajudar é medir a criança todos os meses, assim quando comprar uma nova peça, você não se enganará por compras passadas. Não se preocupe, não é necessário fazer uma medida milimétrica, basta ter uma noção mais precisa da altura e do peso do seu filho para ser mais assertivo.

Como escolher o tamanho dos uniformes

Durante a vida escolar, os uniformes serão as peças mais utilizadas pelo seu filho no seu dia a dia, por isso é essencial que as peças sejam confortáveis e tenham boa qualidade.

Não há muito segredo aqui: procure escolher peças que tenham o mesmo tamanho que ele já usa normalmente, se possível, até um número maior, para durarem um pouco mais.

Mas se você ainda tiver dúvidas, todos os produtos da Ripio possuem tabelas indicando o tamanho ideal de cada peça conforme as medidas da criança, o que é uma mão na roda para acertar na escolha. Basta você procurar pela opção que mais se aproxima da do seu filho.  

Quantas peças de uniforme comprar?

O portal da Revista Crescer listou o número médio de peças de uniforme que o seu filho vai precisar (mas atenção, leve em consideração também a rotina da criança, as atividades que faz, a estação do ano e até mesmo o material do qual é feito o produto). De bebê até o quinto ou o sexto ano de vida, o ideal é sempre enviar uma troca de roupa na mochila do seu filho. Por isso, monte um guarda roupa de uniformes com:

  • Cinco camisetas
  • Três a quatro bermudas
  • Três calças de moletom
  • Duas calças
  • Dois blusões

Quando seu filho chegar ao ensino fundamental, a conta é:

  • Três camisetas
  • Duas bermudas
  • Dois blusões
  • Duas calças, uma de cada tipo

Dicas para acertar na compra e conservar as roupas

  • Se comprar online, anote as medidas das peças. Essas referências servirão para que você possa checar com outras peças similares que você tem em casa e podem servir como parâmetro para outras compras;
  • O tecido com o qual é feito a roupa influencia no quão confortável seu filho se sentirá, então não deixe de checar esse ponto. Roupas com elastano, por exemplo, se adaptam à silhueta da criança e costumam servir por mais tempo. Roupas com algodão permitem que a pele da criança “respire”, sendo mais confortáveis no verão;
  • Confira as políticas de troca e devolução da loja ou site em que for comprar;
  • Identifique nominalmente, com uma etiqueta firme, todas as peças do uniforme dos seus filhos, desde as camisetas e calças até os shorts, saias e agasalhos;
  • Reforce com tecidos extras e resistentes os joelhos e os cotovelos, afinal criança brinca e pula esfregando essas partes da roupa no chão e paredes;
  • Veja em lojas de uniformes se eles não dão descontos caso você leve as peças usadas, pois há casos em que eles reformam as roupas para outros fins;
  • Lembre-se que crianças crescem muito rápido.  Não vale a pena comprar tudo de uma só vez, deixe para comprar algumas peças conforme a necessidade for aparecendo.

 

Baixe gratuitamente o e-book

Summary
Article Name
Como comprar roupas para crianças e acertar?
Description
A verdade é que comprar roupas para crianças pode ser um pouco mais complicado do que comprar para adultos, devido a infinidade de opções disponíveis no mercado. No conteúdo de hoje vamos ajudar a você a tornar essa tarefa mais simples, com algumas dicas
Author

Deixe abaixo seu comentário

comentários

Share this post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *