Por motivo de doença, quando o seu filho deve faltar a escola?

Qual pai ou mãe nunca precisou lidar com um filho manhoso, pedindo para não ir para aula? Ou ficou na dúvida se devia levar o pequeno para o colégio quando viu que ele não estava bem? Muitos pais e responsáveis não sabem o que fazer quando as crianças aparecem se sentindo mal, e em todo o caso, acabam preferindo mantê-las em casa. Mas você já parou para pensar quando é realmente necessário deixar a criança faltar a escola? 

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, 75% dos pais já fizeram as crianças perderem pelo menos um dia de aula por não estarem se sentindo bem. Veja quais são os motivos mais comuns: 

  • 80% por diarreia;
  • 58% vomitou uma vez, mas não demonstrou nenhum outro sintoma;
  • 49% por febre;
  • 16% olhos vermelhos, sem febre;
  • 12% Nariz escorrendo, sem febre.

Cada caso é um caso, e ninguém conhece o seu pequeno melhor que você. Mas o Conselho Médico do BabyCenter Brasil listou alguns casos onde você deve ter atenção e evitar a saída de casa da criança. Confira:

  • Se seu filho estiver com alguma doença contagiosa, como virose seguida de febre, por exemplo, não o leve para escolhinha, o que também diminui as chances de contaminar outras crianças. Mas atenção, resfriados comuns, sem febre, não são motivos para faltar;
  • Se verificar que ele está com febre, ou com um quadro respiratório ruim (com bronquiolite ou asma, por exemplo) é melhor que fique descansando em casa;
  • Diarreia e vômito intermitente também são casos em que você deve ficar de olho na criança;
  • Em caso de doenças como conjuntivite, catapora, dengue e Zika vírus, por exemplo, leve a criança no pediatra e pergunte quanto tempo ela deve ficar afastada. O mesmo serve para manchas, vermelhidão ou bolinhas na pele acompanhadas de febre ou outros sintomas; elas podem ser sinal de catapora, infecção pelo vírus Coxsackie (bolhas nas mãos, pés e boca), escarlatina, roséola ou sarampo;
  • Erupções de pele contagiosas, como impetigo, sarna ou berne também são motivos para falta. Em casos de piolho, seu pequeno pode continuar suas atividades diárias.

Importante lembrar que em caso de dúvida, ou se notar a criança muito apática, é ideal que você procure um médico imediatamente.

Ebook 39 dicas revolucionarias para pais com filhos em idade escolar

Summary
Article Name
Por motivo de doença, quando o seu filho deve faltar a escola?
Description
Qual pai ou mãe nunca precisou lidar com um filho manhoso, pedindo para não ir para aula? Ou ficou na dúvida se devia levar o pequeno para o colégio quando viu que ele não estava bem?
Author

Deixe abaixo seu comentário

comentários

Share this post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *