O que seu filho leva na lancheira?

Você está atento ao que seu filho compra na lanchonete da escola? Sabe montar uma lancheira nutritiva e saudável? Estas são perguntas que todos os pais devem se fazer para garantir que as crianças tenham uma alimentação adequada. Existe um erro muito comum quando o assunto é a alimentação das crianças: a falta de equilíbrio entre as refeições feitas em casa e o lanche oferecido aos filhos na escola. Para não cometer este erro, é altamente recomendado seguir alguns passos que assegurem que eles tenham acesso a comidas saudáveis tanto no colégio quanto em casa.

Confira:

Dicas para uma alimentação escolar saudável

1. Prepare o lanche das crianças em casa

Evite deixar que seu filho coma no bar da escola, onde existem opções de alimentos fritos, gordurosos e doces. Para ter uma ideia, uma escolha comum entre as crianças na lanchonete do colégio é o cachorro-quente e a salsicha é um dos alimentos mais prejudiciais à saúde. É um embutido que possui grande quantidade de gordura saturada, o que significa aumento no colesterol e riscos de doenças no coração. Isso sem falar na quantidade de conservantes que este alimento possui.

2. Os alimentos na lancheira e os servidos em casa

Não adianta preparar uma lancheira saudável se faltam alimentos nutritivos em casa. O ideal é que a criança tenha acesso a comidas leves e ricas em proteína nos dois lugares. Assim, ela tem uma alimentação equilibrada e não estranhará as refeições encontradas na lancheira. Evite ter refrigerante, salgadinhos de pacote, bolachas recheadas e sucos com conservantes em casa. Para que seus filhos adquiram bons hábitos alimentares, é fundamental que a família inteira faça escolhas saudáveis.

3. Troque alguns alimentos da lancheira

Se seu filho ainda não está habituado a comer alimentos que fazem bem à saúde, comece a trocar alguns dos itens da lancheira, aos poucos, para que ele vá se acostumando. Na hora de fazer o sanduíche, por exemplo, experimente substituir o pão branco pelo integral, que possui uma maior quantidade de fibras. Mais tarde, troque o queijo prato pelo queijo branco e, algum tempo depois, comece a incluir alface e tomate no lanche. Outras atitudes recomendadas são: trocar o refrigerante pelo suco natural e o chocolate por uma sobremesa mais leve.

4. Evite alimentos com conservantes

Pode parecer muito prático optar colocar alimentos prontos no lanche das crianças, mas esta também é uma escolha perigosa. Antes de comprar qualquer produto, é necessário ler quais são os ingredientes que o compõem. Evite alimentos que apresentam conservantes, como o nitrito e o nitrato, conhecidos por serem agentes causadores do câncer. A revista The Lancet, uma importante publicação inglesa voltada para a área médica, divulgou uma pesquisa citando que o benzoato de sódio, conservante comum em refrigerantes, pode causar déficit de atenção nas crianças. Este é um erro muito comum cometido pelos pais: não conhecer a fórmula dos alimentos incluídos na alimentação escolar.

5. Inclua um iogurte no lanche

Coloque um iogurte na lancheira do seu filho, este é um alimento que as crianças costumam apreciar e que faz bem à saúde. Ele aumenta a imunidade, ajuda na digestão, fortalece o sistema nervoso e apresenta uma boa quantidade de cálcio. Ou seja, é uma opção nutritiva e saudável para manter seus filhos bem alimentados durante as aulas.

Conhece mais alguma dica para manter a lancheira das crianças saudável e nutritiva? Conte nos comentários.

 

Comentários do Facebook