Livros ou tablets: o que é melhor para a educação?

Com as novas tecnologias, os livros escolares estão sendo substituídos pouco a pouco. Algumas escolas já preferem utilizar folhas avulsas, impressas com conteúdo ou exercícios, ou até mesmo usar os computadores e tablets. Com a quantidade de bons conteúdos disponíveis na internet, levar esse benefício para dentro da sala de aula é uma ótima maneira de envolver os estudantes e estimulá-los a usar as redes e dispositivos móveis para fins educacionais. 

Com tantas possibilidades nos recursos digitais, alguns pesquisadores acreditam que os livros estão obsoletos. Claro que eles são uma excelente fonte de conteúdo e informações. No entanto, os meios digitais também possuem essa capacidade. 

Na Ásia, em países como Coreia do Sul e Finlândia, os livros escolares ainda são muito utilizados: 95% dos alunos recebem esse tipo de livro para os estudos. Já no Reino Unido, as folhas avulsas são preferência e mais usadas pelos professores. 

No Brasil, na rede de escolas particulares, há uma grande tendência do uso de apostilas próprias. São materiais produzidos pelas próprias escolas, que atendem exatamente os conteúdos das grades de ensino. Já há inclusive apostilas com versões digitais ou conteúdos complementares na web para acesso dos estudantes. 

Livros X Tablets: Qual a melhor escolha?

Vantagens dos livros escolares

Um estudo feito pela Universidade de Cambridge provou que países que atingem bons resultados em testes internacionais de educação ainda usam os livros escolares como base para o ensino. É uma maneira tradicional que ainda dá bons resultados. 

Além disso, na rede pública do Brasil, os livros são distribuídos gratuitamente, poupando um gasto extra dos pais. Livros escolares também podem ser facilmente encontrados em bibliotecas públicas, sebos e feiras de venda e troca. Seu acesso é muito mais fácil quando comparado ao alto custo dos dispositivos móveis. 

Os livros ainda possuem maior credibilidade. Na internet, cada um pode publicar o que quiser e, em alguns casos, situações fictícias ou dados mentirosos podem ser facilmente divulgados. No entanto, os livros passam por um critério de edição que garante que as informações publicadas sejam de total confiança. 

Livros não dependem de rede elétrica, banda larga ou softwares. É um elemento que pode ser usado em qualquer lugar, por qualquer pessoa! Além disso, alguns professores não lidam bem com a tecnologia e precisam de treinamentos específicos para dar aulas digitais. Já com os livros, eles já estão acostumados e podem dar suas aulas da maneira que sentem-se mais a vontade.

Vantagens dos Tablets

A grande vantagem do Tablet é a interatividade. O estudante consegue ter um contato muito mais próximo com o conteúdo e interagir com as possibilidades da tecnologia. Os conteúdos digitais também são mais facilmente atualizados, em tempo muito mais rápido. 

Algumas escolas já estão criando seus materiais didáticos em versão para tablets. São conteúdos em diversos formatos, com textos, imagens, vídeos, mapas interativos, infográficos e jogos, o que acaba chamando muito mais a atenção da criança. E o melhor: tudo dentro de um mesmo aparelho, que é leve e pode ser facilmente carregado na mochila sem pesar. 

Claro que os Tablets possuem ainda um custo um pouco alto. Mas já há inciativas de programas de distribuição de tecnologias para as escolas do governo federal, estados e municípios. Além disso, o custo do equipamento é pago uma vez só, depois é só ir atualizando os conteúdos. Também há a vantagem ecológica de não usar papel, contribuindo para a manutenção do meio ambiente.

Levar o dispositivo móvel para dentro da sala de aula é uma boa maneira de educar as crianças sobre internet. É fato que essa tecnologia faz parte da vida delas, mas, para tirar bom proveito, com segurança, é muito interessante que os professores ensinem a fazer pesquisas e consultar sites de qualidade.

Qual sua opinião sobre esse assunto? Deixe aqui o seu comentário!

Comentários do Facebook

Deixe um Comentário