Dê adeus ao Cascão: o que fazer quando a criança não quer tomar banho?

O seu filho chega da escola, vai brincar, depois jantar e estudar, mas nada de banho? Mesmo você pedindo, mandando e às vezes tentando convencê-lo com agrados, nada? Nos finais de semana, passa sexta à noite, sábado, domingo e nada de banho outra vez? Ou quando finalmente consegue colocá-lo debaixo do chuveiro, é aquele berreiro? Se você está passando por esta fase, este post foi feito para você!

Este tipo de comportamento pode causar muitas dúvidas e até ansiedade em alguns pais, que podem chegar a pensar que não estão conseguindo exercer corretamente o seu papel. Para ajudar você, explicaremos, no artigo de hoje, o que fazer quando a criança não quer tomar banho. Acompanhe:

# Entenda o que pode estar acontecendo com a criança na hora do banho

Inicialmente, os pais precisam entender o que está acontecendo com a criança e levar em consideração a faixa etária em que ela se encontra. Os pediatras afirmam que esse comportamento é uma característica de crianças entre um e dois anos de idade, que estão passando pela fase do negativismo. De acordo com especialistas, esse é o período do “não”.

Além disso, segundo pesquisa divulgada em 2015 pelo Journal of Cognition and Development, crianças entre 1 ano e meio e quatro anos também compreendem muito bem o efeito que seus sons causam nas outras pessoas. O estudo, que foi realizado pela Georgia State University, nos Estados Unidos, identificou que elas são capazes de adaptar o tom de sua voz (ou de seus gritos) de acordo com a situação e, assim, criam uma resistência ainda maior aos pedidos dos pais.

Do mesmo modo, o banho também é uma regra, essencial e saudável, imposta tanto pela sociedade quanto pelos pais. Dessa forma, as crianças tendem a brigar contra o comportamento para garantir sua independência.

Você também terá que levar em consideração outros motivos que podem estar fazendo com que o seu filho fique resistente na hora de tomar, tais como: chamar atenção dos pais, medo ou fobia de água, trauma da temperatura da água… É hora de ter paciência e tentar entender a criança.

# Dicas simples para incentivar as crianças a tomar banho

  • Que tal aproveitar a hora do banho e colocar uma sunga ou maiô para acompanhar o seu filho na hora do banho?
  • Ao invés de dizer “Filho, vamos tomar um banho?”, diga “Vamos brincar na água?!”;
  • Tente trocar a hora do banho para o período da manhã, uma vez que a criança poderá estar muito cansada e estressada no final do dia;
  • Nunca se descuide da segurança. Por isso, coloque sempre um tapete antiderrapante no chão ou deixe chinelos de borracha;
  • Sempre “tempere” a água do banho. Nunca utilize água muito fria ou muito quente;
  • Permita que o seu filho faça xixi durante o banho. Isso permite que ele fique mais à vontade. Além disso, é mais higiênico e é ecologicamente correto, pois contribui para a diminuição do número de descargas no vaso sanitário;
  • Uma excelente dica é fazer da hora do banho um momento feliz. Que tal usar brinquedos específicos para a água? Ou colocar uma música animada?
  • Deixe que a criança leve seus brinquedos preferidos para tomar banho com ela. Afinal, além de divertir a criança, eles também ficarão cheirosos;
  • Opte por sabonetes e embalagens de xampu que sejam lúdicos para complementar a brincadeira.

Viu que não é difícil estimular a criança a tomar banho? Com jeitinho, atenção e algumas mudanças de comportamento, seu pequeno não vai mais se esconder desse momento tão agradável.

Você gostou dessas dicas? Então siga nossa página no Facebook para continuar recebendo mais informações sobre como lidar com a educação dos seus filhos!




Summary
Dê adeus ao Cascão: o que fazer quando a criança não quer tomar banho?
Article Name
Dê adeus ao Cascão: o que fazer quando a criança não quer tomar banho?
Description
O seu filho chega da escola, vai brincar, depois jantar e estudar, mas nada de banho? Mesmo você pedindo, mandando e às vezes tentando convencê-lo com agrados, nada? Nos finais de semana, passa sexta à noite, sábado, domingo e nada de banho outra vez? Ou quando finalmente consegue colocá-lo debaixo do chuveiro, é aquele berreiro? Se você está passando por esta fase, este post foi feito para você!
Author

Deixe abaixo seu comentário

comentários

Share this post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *