Cólica infantil: como aliviar a dor do seu pequeno

 

Elas são o terror de pais e mãe de bebês: cerca de 75% dos recém-nascidos sofrem com as temidas cólicas. De acordo com especialistas, as cólicas são mais comuns nas primeiras três semanas de vida durando até os quatro meses do bebê. Geralmente, costumam acontecer no final da noite e duram entre uma ou duas horas. Se você está sofrendo com esse problema, esse conteúdo é para você! 

Como identificar se o seu filho está com cólica

Se seu filho mostra sinais de irritabilidade acompanhados de choro, caretas, contorções e flexões das perninhas, certamente está sentindo o desconforto abdominal.

As cólicas nos bebês podem ter várias causas, entre elas, um sistema digestivo imaturo, a alimentação da mãe durante o aleitamento (chocolate, leite de vaca e derivados, alimentos fermentativos, como feijão, por exemplo, costumam provocar gases em bebês) ou até mesmo ao excesso de ar engolido pelo pequeno durante a mamada.

Bê-a-bá da cólica. Fonte.

Como aliviar as dores da cólica

Sabemos o quanto é agoniante ver o seu bebê sentindo dor, mas jamais administre qualquer tipo de remédio sem consultar um pediatra antes. Se o seu filho estiver sofrendo com cólicas, separamos 6 dicas que podem ajudar:

  • Acaricie a barriga do bebê com movimentos circulares no sentido horário, da direita para a esquerda. Outro movimento que pode ajudar é dobrar as pernas do bebê sobre o abdome e fazer movimentos como se ele estivesse pedalando.
  • Experimente preparar um banho de imersão, com a temperatura da água entre 36ºC e 37ºC. Prepare também o ambiente, com uma meia luz e uma música suave tocando bem baixo. A percepção de uma atmosfera calma tranquiliza o bebê e a água na temperatura do corpo proporciona uma sensação muito próxima à que ele experimentava no útero.
  • Esquente uma fralda com o ferro (ou uma bolsa térmica com água morna) e coloque-a ainda quente sobre a barriga da criança – teste a temperatura antes para não machucá-lo. O calor favorece a vasodilatação, facilita o fluxo sanguíneo e relaxa a musculatura, diminuindo o desconforto abdominal.
  • Aqueça levemente o quarto, tire a roupa do bebê, deixando-o apenas com a fralda e o coloque deitado de bruços no seu peito. Converse ou cante para ele. O contato pele com pele aconchega, enquanto o cheiro e a voz da mãe ou do pai transmitem calma e segurança.
  • Deite o bebê da barriga para baixo sobre os seus joelhos e esfregue suas costas ou faça massagem em seu abdômen. A pressão contra a sua barriga pode ajudar a confortá-la.
  • Converse com o pediatra do seu filho sobre a sua alimentação e veja quais mudanças pode fazer para melhorar a digestão do seu pequeno.



Summary
Cólica infantil: como aliviar a dor do seu pequeno
Article Name
Cólica infantil: como aliviar a dor do seu pequeno
Description
Elas são o terror de pais e mãe de bebês: cerca de 75% dos recém-nascidos sofrem com as temidas cólicas. De acordo com especialistas, as cólicas são mais comuns nas primeiras três semanas de vida durando até os quatro meses do bebê.
Author

Deixe abaixo seu comentário

comentários

Share this post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *