7 dicas para você estimular a leitura nas crianças durante as férias

As férias chegaram… Que tal aproveitar o tempo livre para estimular a leitura nos seus filhos? É isto mesmo! Este período do ano com dias mais tranquilos é ideal para incentivar o hábito nas crianças.

O hábito de ler traz vários benefícios para os pequenos. Entre eles podemos citar: a estimulação da imaginação e da curiosidade, o auxílio no desenvolvimento da linguagem – tanto escrita quanto oral -, a ampliação do vocabulário e do repertório cultural e ainda a diminuição da solidão, pois o hábito de ler cria várias conexões cerebrais que despertam hormônios do prazer e do relaxamento.

Então, quer aproveitar as férias para aguçar a leitura nas crianças? No post de hoje, separamos sete dicas para você. Acompanhe:

1. Leia na frente da criança

Não só nas férias, tenha o hábito de ler sempre diante do seu filhos ou próximo deles, isso porque os pais leitores estimulam a criança a ter familiaridade com o hábito da leitura. Outra opção é aguçar o interesse da criança pela história que você está lendo. Durante as conversas com o seu filho, fale sobre o que está lendo e as experiências que teve na infância com a leitura.

2. Livros também são presentes

Dar livros de presentes para as crianças sempre é uma boa ideia. Este tipo de agrado não precisa ser dado somente em datas especiais. Que tal dar uma passadinha em um sebo, por exemplo, para levar um bom livro e alegrar a sua criança?

3. Leia para os pequenos

Ler uma história durante as férias (ou diariamente) para o seu filho vai fazer com que a criança espere ansiosamente por esta hora do dia e ainda vai criar expectativa por aquele momento ao seu lado.  Além disso, ainda vai estimular o interesse da criança por livros durante a vida adulta.

4. Mostre para as crianças que a leitura também é prazer

É importante que os pais mostrem para os seus filhos que o hábito de ler também proporciona prazer, como qualquer outra atividade de lazer. Assim como ir ao clube, brincar com os amigos ou com o brinquedo favorito.

Dessa forma, é imprescindível que você não faça desta uma atividade obrigatória. Ela pode ser divertida e uma excelente oportunidade de interação entre você e seus filhos.

5. Livros interativos são boas pedidas na primeira infância

Apostar em livros que possuem desenhos em 3D ou com páginas de texturas criativas, que podem entrar no banho junto com a criança, são uma excelente alternativa. Os livros interativos fazem com que os pequenos se sintam parte das histórias e que eles fantasiem muitas coisas da vida real.

6. Escolha temas adequados para cada faixa etária

Os livros infantis são classificados por faixa etária. Por isto, para que haja interesse da criança é fundamental escolher um tema de acordo com a idade dela e com a situação que o (a) pequeno (a) está vivendo. Quanto mais elementos do enredo a criança puder identificar, maior será o interesse dela.

7. Leia sempre a história para você mesmo

Leia o livro antes de apresentá-lo para o seu filho. É importante fazer isto, porque os trechos emocionantes da história fiquem bem memorizados e você consiga fazer com que eles fiquem ainda mais impactantes. Agora, se você for tirar o enredo da cabeça, faça da mesma maneira.

E sabemos que todo filho merece o melhor, mas você está pronto para dar o seu? Baixe gratuitamente agora nosso KIT: Tudo o que vocês precisam saber para se tornarem os melhores pais do mundo!(parte 1)

Gostou do conteúdo? Você tem mais alguma dica para estimular a leitura nas crianças? Deixe o seu comentário abaixo:

Comentários do Facebook

Deixe um Comentário