Como escolher o sapato que seu filho vai usar na escola

Com tantos produtos disponíveis no mercado, fica difícil escolher o sapato que trará mais conforto para o seu filho na hora de ir pra escola. Como garantir que ele não se machuque?

Neste post, separamos algumas dicas sobre como escolher um produto resistente e de qualidade, que acompanhe a vida escolar da criança, juntamente com o uniforme. Você vai ver que é importante investir em peças de qualidade, para o bem-estar e segurança dos filhos, mas não é só isso.

Quais cuidados na hora de escolher os sapatos dos filhos?

  • Às vezes, os pais até compram o modelo mais caro, no entanto, aquele sapato não é adequado e provoca bolhas, dores musculares e sobrecarga nas pernas e joelhos. Ou seja, não pode ser usado. Por isso, é fundamental que a criança vá junto comprar, para poder provar, caminhar e ver se o sapato se ajusta em seu pé, promovendo conforto.
  • Se a criança que vai para escola ainda é um bebê, atenção redobrada. Além de esquentar e proteger, os sapatos não podem ser muito rígidos porque, nesta fase, os pezinhos ainda têm muita cartilagem e, por isso, são muito sensíveis. Prefira os modelos bem leves, que mais parecem com meias do que com sapatos.
  • Para os filhos maiores, também escolha os materiais mais leves, como camurça, lona, tecido e nylon. Além de mais flexíveis, são bem fáceis de limpar. O couro, verniz e plástico podem ser deixados para outras ocasiões.
  • A mesma dica que damos para as demais peças do uniforme escolar, servem para o sapato. Compre sempre um número a mais porque criança cresce rápido e, se o sapato estiver muito justinho, ela perderá logo. Mas cuidado para não ficar sobrando muito espaço, causando atrito entre a pele e o sapato, principalmente nos calcanhares e pontas do pé.
  • Preocupe-se em olhar também a sola do sapato, que precisa ser bastante resistente e flexível para dar conta de tanta brincadeira. O ideal é o equilíbrio entre os modelos com borracha grossa e os com sola muito fina, de forma a garantir o amortecimento entre o pé e o chão. Assim, você evita atrito e sobrecarga para joelhos e coluna, que podem trazer problemas quando a criança crescer.
  • Na expectativa de economizar, muitos pais acabam optando por passar para os filhos menores os sapatos dos maiores, que cresceram e precisam de novos. Não se recomenda isso porque é uma ilusão achar que vai poupar. Cada um tem uma pisada diferente e os sapatos se moldam a isso. Receber e usar um par de calçados já marcado por outra pisada pode causar problemas como desconforto, machucados, bolhas e unha encravada. O barato vai sair caro!
  • Se atente para verificar se o sapato oferece reforço atrás do calcanhar. Isto estabiliza os pés, para que eles não virem para dentro ou para fora, de forma antinatural.
  • Fuja dos modismos na hora de escolher os melhores sapatos. Os adolescentes vão optar pelos mais bonitos, mas às vezes, estes não são os mais adequados. Prefira seguir a moda nos modelos que serão usados em ocasiões sociais como passeios, festas e viagens.
  • Os pés tem chulé. É verdade, mas isso pode ser controlado. Para evitar fungos, os modelos devem ser arejados. Guarde-os sempre limpos e, além do pano úmido, use um pouco de bicarbonato de sódio na hora da limpeza. Se possível, jogue o pó dentro do sapato, deixe por 24 horas e tire com um pano, como precaução contra os fungos.

Andar descalço faz bem!

Agora que você já sabe escolher o melhor sapato para o seu filho ir à escola, saiba também que andar descalço faz bem e você deve incentivar as crianças a fazerem isso em casa, no quintal, ou onde for possível.

Os médicos especialistas recomendam esta prática porque na infância, o contato com diversos tipos de solo é uma experiência que aguça a sensibilidade da criança e desperta sensações específicas em relação ao frio, quente, áspero, liso, terra, cimento, grama, pedra, madeira e assim por diante.

Isto ocorre porque os pés têm muitos pontos sensíveis. Mas não se esqueça de olhar se não tem nada perigoso no chão, como bitucas de cigarro acesas, cacos de vidro ou espinhos.

Se você tem alguma dúvida sobre sapatos para complementar o uniforme, conte pra gente! Teremos prazer em lhe ajudar!

Comentários do Facebook

Deixe um Comentário