6 dicas para fazer seu filho se exercitar

Com a chegada dos celulares, tablets e notebooks, existe uma certa tendência entre as crianças de ficarem mais paradas, às vezes, durante horas seguidas interagindo com esses aparelhos, sem sequer se levantar do sofá ou da cama. Isso é prejudicial à saúde, e casos de sedentarismo vêm ocasionando problemas que vão desde a falta de memória, insônia e dificuldade de se concentrar, até situações mais graves como obesidade infantil e ansiedade ou depressão.

Os exercícios físicos são tão fundamentais para as crianças quanto são para os adultos, e os pais devem ficar atentos a isso. Atividades que garantam que seus filhos se mexam devem estar presentes na rotina deles, na escola e em casa. Neste post, vamos mostrar seis dicas de como incentivar essa prática saudável entre os baixinhos:

Dicas para estimular os exercícios físicos entre as crianças

1. O melhor é quem ganha

Já que as crianças querem ficar brincando com joguinhos online, invente pequenas competições entre elas, sendo que o melhor ganha como prêmio a possibilidade de ficar alguns minutos jogando. Por exemplo: esconda o tablet em um lugar da casa, observando o grau de dificuldade adequado ao tamanho das crianças e peça para elas procurarem.

2. Banho de atleta

Combine com as crianças que todos os dias, antes dos banhos diários, todos devem fazer uma série de exercícios físicos. Ensine-os a saltar e depois a correr no mesmo lugar, fazer movimentos com os braços pra cima e para baixo, flexionar os joelhos seguida e repetitivamente com as mãos no joelho e fazer alongametos diversos. Aproveite e se exercite junto com eles!

3. Quem não se movimenta dança

Todos os dias ou em dias alternados, reserve 15 minutos para colocar músicas bem agitadas, do gênero que as crianças preferirem e as estimulem a dançar. Deixe-os bem soltos e à vontade para fazer os movimentos que quiserem, sem julgamentos. Em pouco tempo, eles perceberão que fazer isso é muito gostoso e vão “mexer os ossos” sem você precisar mandar.

4. Academias onde crianças são bem-vindas

Hoje já são comuns as academias que recebem os filhos nas horas em que os pais as frequentam. Na hora de optar por uma academia, leve esse fator em consideração. Aproveite para que seus filhos também se exercitem com acompanhamento profissional em salas montadas especificamente para elas. Há inclusive espaços para a prática de Yoga, que aceitam que as crianças pratiquem juntamente com seus pais. Além do benefício físico e mental, essa atividade propicia uma integração emocional muito rica entre pais e filhos.

5. Vizinhos mudam a rotina de irmãos

Às vezes, as crianças precisam de uma novidade para que topem brincar longe da tecnologia. Procure entre seus vizinhos crianças de idades próximas das suas. Combine com os outros pais uma programação de uns irem nas casas dos outros, mas coloquem a regra de que não vale ficar no computador. E se você tiver salões de jogos e/ou espaços de convivência no lugar onde mora, aproveite-os ao máximo. Nem que de vez em quando você precise estar lá durante algum tempo conduzindo e dando ideias de brincadeiras.

6. Parques, jardins e roupa confortável

Programe-se para no mínimo uma vez por semana levar as crianças numa praça, parque ou jardim. Se puder cada vez ser num lugar diferente, melhor! Isso estimula a criatividade da criançada. Da mesma forma que no item anterior, recolha os aparelhos eletrônicos. Faça-os correr, leve bicicletas e outos brinquedos como raquetes de frescobol e bolinha para garantir a brincadeira e a diversão. E não esqueça: apesar de ser um passeio, vista as crianças com roupas confortáveis, sem acessórios, para elas poderem realmente brincar ao ar livre.

Controle, controle e controle!

Não tem receita mágica. Você precisa entender que criança precisa de acompanhamento o tempo todo. Não proíba os eletrônicos, apenas verifique a quantidade de tempo que eles estão sendo usados pelos seus filhos. Use o bom senso e o equilíbrio na hora de estipular horários para os jogos e para os exercícios físicos. Relembre também as brincadeiras de sua infância, como esconde-esconde, amarelinha, estátua, futebol e pega-pega e ensine as crianças como as coisas funcionavam na sua época. A saúde e o bem-estar agradecem!

E você? O que faz para seus filhos não caírem no sedentarismo? Conte pra gente nos comentários!

 

Comentários do Facebook

Deixe um Comentário