O que você precisa saber para lidar com as dificuldades do seu filho na escola

Você sabia que as dificuldades de aprendizado atingem aproximadamente 5% da população escolar atual? Isto é o que afirma a Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Ainda de acordo com a ABPp, em grande parte dos casos, a dificuldade dos filhos não é percebida pelos pais, mas, depois, que a criança entra na escola, ela é notada devido ao seu comportamento.

Normalmente, os pais e professores notam a dificuldade quando há um desequilíbrio entre o que a criança seria capaz de fazer e quais atividades ela realmente consegue realizar, ou seja, o baixo desempenho escolar. Mas, quais são as maiores dificuldades de aprendizagem das crianças e jovens na educação e como lidar com cada uma delas? Quais são as principais causas? Para ajudar os pais, separamos no post de hoje quatro dicas para ajudar as crianças nas dificuldades de aprendizagem na escola. Acompanhe:

1. Quais são as causas das dificuldades de aprendizagem?

Alguns pesquisadores ressaltam os aspectos afetivos; outros preferem apontar os aspectos perceptivos das dificuldades de aprendizado; e há ainda determinados estudiosos que explicam esse quadro afirmando existir uma imaturidade funcional do sistema nervoso. Entretanto, especialistas sobre o assunto sustentam que essas crianças apresentam atrasos no desempenho escolar por fatores como a falta de interesse, perturbação emocional ou inadequação metodológica.

Mesmo com as controvérsias sobre um consenso dos especialistas em relação às dificuldades de aprendizagem infantil e juvenil, a prática sobre o assunto diverge em dois fatores:

  • Os problemas de aprendizagem são causados por fatores isolados ou associados entre si;
  • Somente a avaliação e a intervenção precoce das dificuldades podem levar ao sucesso e à mudança de comportamento na aprendizagem escolar.

2. Quais são as consequências das dificuldades de aprendizagem para a criança?

A percepção visual, a linguagem, a coordenação motora, o raciocínio lógico, a capacidade de atenção e imaturidade social são as principais áreas que podem ser afetadas pelas dificuldades de aprendizado.

3. Como identificar as dificuldades de aprendizagem pelo comportamento da criança?

Como as dificuldades de aprendizagem, normalmente, são fáceis de serem identificadas, elas demandam um cuidado minucioso. Em grande parte dos casos, elas são sutis e muitas crianças com dificuldades de aprendizagem têm inteligência normal.

A recomendação é que o diagnóstico e a intervenção envolvam um trabalho multidisciplinar em, no mínimo, três áreas: neurologia, psicopedagogia e psicologia. Isso permite eliminar fatores que não são relevantes e ajuda na identificação da causa real do problema.

4. Quais são os sinais da dificuldade de aprendizagem?

  • Problemas com a Motricidade: a independência da criança pode ficar comprometida, uma vez que pode apresentar problemas na aquisição de comportamentos de autonomia, como, por exemplo, amarrar os cadarços dos tênis e apresentar relutância em escrever;
  • Problemas persistentes de linguagem: um dos sintomas de dificuldade de aprendizagem na educação diz respeito aos problemas persistentes de linguagem. Pode haver entraves na articulação, desenvolvimento lento do vocabulário, falta de interesse em ouvir histórias, soletração empobrecida, dificuldade em argumentar e problemas para redigir e resumir; entre outros comportamentos;
  • Atenção comprometida: a criança pode ter muita dificuldade em ter concentração em alguma coisa que não seja do seu interesse pessoal, além de apresentar dificuldade de autocontrole e planejamento;
  • Memória restrita: a criança pode ter dificuldades em aprender números e dias da semana. Também pode ser difícil recordar fatos, adquirir novas habilidades e lembrar-se de conceitos, tanto na memória imediata quanto na memória de longo prazo.

A criança com dificuldades de aprendizagem também pode mostrar noções de espaço e tempo lentas e domínio reduzido de conceitos abstratos, bem como dificuldade na realização de tarefas do ambiente escolar, como, por exemplo, provas, deveres de casa e trabalhos.

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre como ajudar o seu filho em dificuldades de aprendizagem? Escreva para a gente nos comentários agora mesmo!

 

Comentários do Facebook

Deixe um Comentário