Sintomas de compulsão alimentar: como prevenir e identificar nas crianças

Se o seu pequeno come demais e se alimenta muitas vezes em um curto espaço de tempo, então ele pode estar apresentando alguns sintomas de compulsão alimentar infantil.

É fato que durante a fase de crescimento as crianças costumam se alimentar mais, porém, os pais devem ficar atentos quando essa alimentação começa a ficar fora do comum, com o seu filho comendo até a barriga doer ou com ele sentindo culpa e angústia após as refeições.

E para te ajudar a identificar quais são os sintomas de compulsão alimentar infantil, nós preparamos esse artigo completo, explicando o que é esse transtorno, qual a sua diferença para a gula, quais os seus sinais e como ajudar crianças nessa situação.

Vem com a gente ficar por dentro de tudo sobre o tema!

O que é a compulsão alimentar infantil?

Antes de entrarmos nos sintomas da compulsão alimentar infantil, é fundamental entender o que é essa situação.

Nós chamamos de transtorno alimentar os comportamentos anormais que as pessoas desenvolvem em relação a sua alimentação.

Esses comportamentos anormais são prejudiciais e podem apresentar problemas à saúde em curto, médio ou longo prazo.

No caso da compulsão alimentar infantil, os pequenos sentem uma necessidade em comer em excesso, mesmo quando não estão com fome ou quando já estão satisfeitos.

Além disso, a compulsão alimentar infantil também se caracteriza pela alimentação em grande quantidade em um pequeno espaço de tempo.

Gula ou compulsão alimentar?

Há uma diferença entre os sintomas de compulsão alimentar infantil e gula e é preciso ficar atento a isso.

Na compulsão alimentar a criança come em excesso e sem estar com fome, além de descontar na quantidade de comida situações em que ela está triste, estressada ou irritada.

Já a gula costuma estar relacionada aos hábitos familiares da criança, em que geralmente se come alimentos rápidos e práticos de serem feitos, porém que são pouco saudáveis.

Então, as crianças criam o hábito de comer guloseimas em quantidades exageradas e apenas porque é gostoso, sem o foco em uma boa alimentação.

No caso da gula, o tratamento ocorre com mudanças nos hábitos alimentares de toda a família, como criando uma rotina alimentar e evitando que seus filhos não comam a todo momento e, principalmente, focando em uma alimentação exemplar, com frutas, legumes, verduras e menos alimentos processados.

Quais são os sinais da compulsão alimentar infantil?

Os sinais que podem ser lidos como sintomas de compulsão alimentar infantil são silenciosos, portanto, é preciso muita observação por parte dos pais, sendo os principais sinais:

  • comer mais rápido do que outras crianças da mesma faixa etária;
  • se alimentar sem horários estabelecidos, muitas vezes ao dia e a noite também;
  • não mastigar corretamente, geralmente engolindo os alimentos sem mastigá-los;
  • não se sentir saciado após terminar uma refeição;
  • demonstração de angústia ou culpa após uma refeição;
  • comer escondido;
  • ingerir mais alimentos do que o necessário de acordo com a sua idade.

Como ajudar as crianças compulsivas?

Para ajudar crianças que apresentam sintomas de compulsão alimentar é preciso, antes de tudo, buscar ajuda de um profissional da psicologia.

Além do acompanhamento psicológico, os pais também precisam buscar ajuda de um nutricionista e entender quais os fatores que levam uma criança a desenvolver a compulsão alimentar.

Abaixo, mencionamos alguns dos fatores mais comuns.

O que pode levá-las a isso?

Aqui, separamos algumas das razões mais comuns que levam as crianças a desenvolverem os sintomas de compulsão alimentar. Confira!

Uso da comida como recompensa ou punição

Os hábitos alimentares sofrem impactos sempre que a comida é tratada como um prêmio ou punição.

Um clássico exemplo é quando os pais fazem uso das sobremesas como uma recompensa por terem comido legumes e verduras.

As crianças de fato preferem alimentos doces e com mais gorduras ao invés de alimentos saudáveis, mas quando você usa esse sistema de recompensa, a sobremesa passa a ser muito mais valorizada pelos pequenos.

O resultado é o desencadeamento de um distúrbio referente às comidas saudáveis e as menos saudáveis.

Para ficar por dentro de quais são os alimentos mais saudáveis para crianças, você pode ler nosso artigo completo sobre o tema clicando aqui.

Insegurança afetiva

Quando as crianças se sentem seguras e protegidas por seus pais ou responsáveis, as chances delas desenvolverem uma relação de compensação com a comida são mais baixas.

Isso ocorre porque elas conseguem lidar melhor com instabilidades emocionais e estresses, afinal, elas tem seus pais para as apoiarem e darem segurança nesses momentos.

Crenças familiares negativas frente ao peso

Quando os pais se preocupam muito com o seu peso e o de seus filhos, é comum que eles verbalizem essa preocupação. E quase sempre essa verbalização é de forma negativa.

Isso desenvolve estereótipos em relação ao consumo de alimentos nos pequenos, além de contribuir para a cultura da gordofobia.

O que fazer em caso de compulsão alimentar infantil?

Existem algumas atitudes que os pais e responsáveis das crianças podem tomar ao identificar os sintomas de compulsão alimentar. Confira abaixo quais são!

Não ignore a situação

O primeiro passo é não ignorar a situação e esperar ela passar como se fosse uma fase.

Quando você se omite diante de uma situação de compulsão alimentar, você coloca em risco a saúde do seu pequeno.

Sendo assim, o observe durante as refeições – e quando ele come escondido também – e busque conversar com ele para entender os fatores que o levam a isso.

Não imponha dietas

Dietas para crianças não são a melhor opção em casos de sintomas de compulsão alimentar, pois a proibição pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento desse transtorno.

Então, evite limitar a comida de seus filhos, para que isso não gere mais ansiedade neles.

Proporcione mais momentos em família

Uma maneira de driblar a compulsão alimentar é unir a família para dedicar tempo a outras coisas que não envolvam a comida.

Ou seja, vocês podem caminhar juntos no parque, praticar esportes unidos, jogar bola, nadar, pedalar e afins.

Outro ponto é unir a família na hora das refeições, para reforçar os laços familiares e conversar sobre alimentação nesse momento, além de permitir que você note o comportamento do seu filho diante da comida.

Busque ajuda profissional

A ajuda profissional, como de psiquiatras, nutricionistas e psicólogos, é um dos pontos mais importantes diante de sintomas de compulsão alimentar.

Esses profissionais estão preparados para ajudar o seu filho a manter uma relação mais amigável com a comida.

Além disso, caso o seu filho tenha problemas com sua imagem, esses profissionais também podem ajudá-lo a se aceitar e se tornar mais confiante.

Não faça julgamentos

Por fim, não julgue o seu filho caso note alguns sintomas da compulsão alimentar ou caso ele esteja acima do peso.

E se você tiver outros filhos, é fundamental orientar eles para que também não façam brincadeiras ou julgamentos ao corpo e distúrbio do irmão ou irmã.

Gostou deste artigo? Cuidar da saúde é sempre a melhor escolha, é oferecer melhor qualidade de vida para a criança e sua família! Deixe seu comentário, ele é importante pra gente. 

Conclusão

Com esse artigo, nossa missão era esclarecer alguns sintomas de compulsão alimentar infantil, que vão desde comer mais rápido do que outras crianças da mesma faixa etária, até não mastigar corretamente os alimentos ingeridos e não se sentir saciado após terminar uma refeição.

E tão importante quanto notar esses sintomas, é buscar maneiras de solucioná-los, para que a compulsão alimentar não se agrave em outros problemas de saúde para o seu filho.

Para ajudar nessa questão, apresentamos algumas sugestões como:

  • não ignorar a situação;
  • não impor dietas ao seu filho;
  • proporcionar mais momentos em família;
  • buscar por ajuda profissional, como de psiquiatras, nutricionistas e psicólogos;
  • não fazer julgamentos ao seu pequeno.

Se você desconfia que seu filho está passando por esse transtorno, o observe e converse com ele.

Pais e responsáveis são a peça-chave para ajudar crianças a superarem a compulsão alimentar.

Comentários do Facebook

Deixe um Comentário