Armário cápsula: o que é, vantagens e como montar o seu

Se você está em busca de uma maneira mais prática de se vestir, para economizar tempo, dinheiro e de quebra ajudar o meio ambiente, então com certeza irá se interessar pelo armário cápsula.

Então vamos aprender mais sobre esse conceito, como montar o seu armário cápsula e todos os benefícios que ele irá trazer para a sua vida?

O que é um armário cápsula?

O armário cápsula é um conceito em que você tem poucas roupas guardadas, mas todas elas são versáteis e combinam entre si.

Desta forma, mesmo com um número menor de roupas, você consegue criar inúmeras combinações com as peças que tem em mãos.

O foco do armário cápsula é justamente conscientizar as pessoas a fazerem mais com menos.

Para isso dar certo, você deve conhecer bem o seu estilo, saber quais roupas mais funcionam para você e sua rotina e então explorar a versatilidade de cada item!

A história e origem do conceito

O conceito do armário cápsula foi criado na década de 1970, pela estilista Susie Faux.

Na época, Susie era dona da Boutique Wardrobe, onde ela notou que as mulheres tinham dificuldade em se manterem formais e elegantes.

Foi então que Susie se propôs a criar um guarda-roupa prático e enxuto, com poucas roupas, mas todas de qualidade e que combinassem entre si.

Em 1985, a estilista Donna Karan criou uma coleção de roupas inspirada nesse conceito e, em 1988, Susie escreveu um livro sobre sua criação.

Por que é uma tendência interessante?

O armário cápsula é uma tendência interessante, pois permite que você faça diversas combinações de roupas com poucos itens em mãos.

Essa ideia, na prática, possibilita que você exerça a sua criatividade e gaste pouco, pois você terá um número reduzido de peças.

E não precisa se preocupar pensando que menos roupas significa menos opções de looks ou mais dificuldade em fazer combinações.

A gente te garante que na prática, o ato de vestir-se irá ser mais prático do que nunca ao virar uma adepta do armário cápsula!

Como começar o meu armário cápsula? Siga essas 5 etapas!

Agora é hora de colocar a mão na massa e começar o seu armário cápsula. Vamos lá?

Saiba seu estilo

O primeiro passo é saber qual o estilo que mais predomina em você na hora de se vestir.

Você prefere um estilo mais clássico? Ou é mais criativa e adora roupas diferentes? Quem sabe você siga um estilo moderna ou prefira roupas mais ousadas.

Para descobrir o seu estilo pessoal, você pode fazer testes na internet, como esse, além de analisar bem as roupas que você já tem e quais mais usa.

E saiba que independentemente do seu estilo, sem dúvidas ele cabe dentro de um armário cápsula.

Nessa etapa, não esqueça de avaliar os seus costumes do dia a dia, como o seu trabalho, o fato de praticar algum esporte, se você vai com frequência a eventos e afins.

Todas essas informações ajudam a escolher o que deve conter no seu armário cápsula.

Selecione sua paleta de cores

Engana-se quem pensa que um armário cápsula é todo preto e branco.

Você pode e deve ter cores e estampas, mas elas precisam ser escolhidas de forma inteligente e funcional, para que todas combinem com o restante das suas roupas mais neutras.

Justamente por isso é importante escolher uma paleta de cores para seu guarda-roupa, de acordo com as que você mais usa e com as que mais combinam com as cores selecionadas.

Hora da faxina

Estilo e paleta de cores definidos, chegou a hora de começar a fazer uma limpa nas suas peças.

Tire tudo do armário, observe uma por uma e decida o que ficará e o que você vai desapegar.

Tenha básicos como carta na manga

Um dos maiores segredos do armário cápsula são as roupas básicas, ou seja, as atemporais, que nunca saem de moda e que são neutras.

Esses itens básicos carregam muito charme e atitude, além de serem versáteis, podendo ser usados em várias ocasiões diferentes.

Quer exemplos? Nós te damos! A camisa branca e o vestido preto são peças clássicas indispensáveis!

Daqui para frente, preze pela qualidade

Para fechar o seu armário cápsula com chave de ouro, você deve começar a cortar gastos desnecessários e desenfreados com roupas.

Para isso, nossa dica é que na hora de qualquer compra é que você preze por qualidade ao invés de quantidade.

Com isso, você irá pagar mais caro pelas roupas, mas as terá por mais tempo e, sem dúvidas, será uma compra feita pensando em todo restante do seu guarda-roupa, para estar em harmonia com ele.

O resultado será uma roupa que irá combinar com várias outras, permitindo que você a use de inúmeras maneiras e, o melhor de tudo, ela irá durar muito mais tempo!

Renove o armário cápsula para cada estação, se necessário

O nosso país tem características climáticas diferentes em cada região.

Então, nós sabemos que o armário de uma paulista vai ser bem diferente do armário de uma leitora paraibana.

Sendo assim, quanto às estações climáticas, é natural que você renove o seu armário cápsula a cada uma delas.

Para isso, você pode continuar seguindo as mesmas dicas que demos acima!

Quais os benefícios do armário cápsula?

Sabendo como montar o seu próprio armário cápsula, agora é hora de ficar por dentro dos benefícios desse conceito. Acompanhe!

Mais tempo para você

Com armário cápsula, você diminui o tempo do seu dia que fica pensando no que vestir.

Com isso, há mais tempo para você e suas outras necessidades mais importantes.

Facilidade na combinação

Quando você passa a ter menos roupas, a visualização delas fica mais fácil.

Isso significa que, na prática, você consegue combinar melhor o que tem em suas mãos, principalmente porque com o armário cápsula, praticamente todas as peças combinam entre si.

Menos uso do espaço

Ao ser adepta do armário cápsula, esqueça aquelas pilhas de roupas dentro do guarda-roupa ou espalhadas por seu quarto.

Esse conceito é o melhor amigo da organização e da liberação dos espaços que ficavam lotados de peças!

Mais sustentável para o planeta

Você sabia que a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo?

E isso ocorre justamente pela quantidade de peças que compramos, usamos pouco e logo jogamos fora, ou seja, o famoso sistema de fast fashion.

Mas com o armário cápsula, você pode nadar contra essa maré, pois como reforçamos ao longo do artigo, com esse conceito você compra menos, descarta menos roupas e preza muito mais pela qualidade das peças adquiridas.

Mais sustentável para sua vida financeira

Além de ajudar o meio ambiente, com o armário cápsula você também ajuda o seu bolso!

Isso porque você irá investir em um número reduzido de peças e com mais qualidade, o que fará com que você compre roupas com menos frequência, já que elas irão durar um bom tempo.

Encaminhe o link deste post para uma amiga que também está precisando repensar e construir um armário cápsula.

Conclusão

Como você viu ao longo deste artigo, os passos para montar o seu armário cápsula não são nada difíceis e envolvem muito mais você conhecer a si mesma e o seu estilo e gosto para moda.

E aí, já está pronta para aderir a esse modelo e começar a economizar tempo, dinheiro e de quebra ajudar o meio ambiente?

Comentários do Facebook

Deixe um Comentário