Como facilitar a adaptação de seu filho à escola

O início da vida escolar, ou a mudança de escola, é sempre um grande desafio para pais e filhos! Passar tempo longe dos pais num ambiente diferente e agitado, muitas outras crianças e pessoas desconhecidas geram inseguranças nos pequenos e nos pais também.

Porém, este é um passo inevitável na vida das famílias e é importante que os pais façam parte deste processo de adaptação, cuidando para que esta transição para um novo mundo seja tranquila e estimulante!

Mas, o que podemos fazer para garantir que estas mudanças em nossas vidas aconteça sem grandes problemas?

Tudo começa com uma escolha

O primeiro passo para uma boa adaptação à escola começa com uma boa escolha.

Tenha claro para você o que deseja quando pensa na educação dos seus pequenos. Todos os aspectos são importantes, como currículo, o estilo de ensino, se os valores que a escola propõe são similares aos da sua família, a distância de casa, etc.

Pense também se a linha de ensino é adequada ao estilo de vida que sua família segue. Evitar grandes contrastes de estilos, ainda mais no início da vida escolar é essencial para que a criança se sinta segura no novo ambiente. Imagine o filho de uma família tradicional em uma escola progressista, ou o inverso.

Prepare o terreno

É importante começar a adaptação ainda em casa, conversando com as crianças sobre este início de uma nova fase, mostrando que há um mundo de amigos e brincadeiras que ele vai descobrir e que você vai acompanhar tudo de pertinho!

Dê segurança e conte sobre bons momentos e amigos que você fez na escola, coisas que descobriu, brincadeiras que aprendeu, ou, se ainda tiver guardado em algum lugar, mostre seus trabalhos escolares como desenhos e pinturas. Use seus exemplos como combustível para incentivar o seu pequeno!

Devagar e sempre

Com a vida agitada que temos hoje é difícil achar tempo para fazer as coisas com calma, mas este é um momento em que você precisa estar totalmente envolvido. Evite delegar a outras pessoas a tarefa de levar seu filho aos primeiros dias de aula. Acompanhe eles até a sala, converse com os professores e funcionários incluindo o pequeno na conversa, fale com os colegas dele, seja o exemplo, demonstre segurança, por mais que você também esteja preocupado!

Não segure a empolgação

Ao pegá-lo na escola, pergunte tudo o que quiser saber, mate sua curiosidade e demonstre interesse e empolgação com as novidades! Demonstrar interesse estimula a criança a se engajar mais nas atividades e ser mais participativo. Isso faz com que a sensação de pertencimento e as relações com professores, colegas e família sejam mais coesos.

Não saia de fininho

Por mais que sua rotina impeça que você fique por longos períodos acompanhado a adaptação na escola, seja claro com o pequeno sobre o que você pode ou não fazer. É preciso ser firme e evitar que a sua angústia em vê-lo sofrer pela sua ausência tome forma de falta de confiança. Se precisar ir embora, se despeça e explique a situação. Pode ser mais doloroso na hora, mas ele não vai se sentir enganado ou abandonado.

Seja firme

O período de adaptação traz uma série de emoções para pais e filhos, mas é preciso saber controlar os seus próprios incômodos e dores de ver seu filho ficar com medo e inseguro, mas é preciso se manter firme e não ceder às demostrações de insatisfação deles.

Ser firme não é ser agressivo ou ignorar os sentimentos do pequeno, mas demonstrar que existem limites e regras que devem ser cumpridas, afinal, isso é uma das coisas que ele vai aprender na escola!

Esteja preparado para lidar com dificuldades futuras

Mesmo com tudo o que já falamos em mente, existe a possibilidade que seu filho tenha dificuldade em se adapte à escola escolhida e será preciso ficar atento e entender o que acontece.

Perceber alguns sinais que indicam esta dificuldade é muito importante e podem, inclusive, te ajudar a solucionar a questão, mas é preciso que você converse com o pequeno, professores e até mesmo pais de colegas.

Gostou do nosso artigo sobre adaptação? Quer saber como participar mais da vida escolar do seu filho? Fique ligado em nosso blog na sessão “Escola”!

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Comentários do Facebook

Deixe um Comentário