Técnica Pomodoro para estudo: o que é e como funciona

A técnica pomodoro foi desenvolvida em 1988 e até hoje é usada para fazer a gestão de tempo de tarefas, principalmente de estudos.

A sua criação foi justamente para nos ajudar a usar o tempo a nosso favor e melhorar nossos processos, para conseguirmos realizar atividades sem distrações.

Então, se você está em busca de entender o que é a técnica pomodoro para estudo, como aplicá-la e os seus benefícios, basta seguir a leitura desse artigo que te explicamos tudo!

O que é a técnica pomodoro para estudo?

A técnica pomodoro para estudo determina um período de tempo que você tem para realizar uma tarefa, com pequenas pausas.

Então, na prática, você determina quais são os estudos do dia que você tem para realizar, pega um um timer ou despertador e coloca para despertar daqui a 25 minutos.

Durante esses 25 minutos que o relógio marca, a regra é que você foque somente no estudo que você precisa fazer e, após esse período, descanse por 5 minutos.

Nesse tempo de descanso, você pode fazer o que quiser: olhar redes sociais, responder mensagens do WhatsApp, comer algo, deitar, enfim, qualquer coisa de sua preferência.

Depois que os cinco minutos encerrarem, retome o foco total nos estudos por mais 25 minutos e na sequência, pause mais cinco minutos novamente.

Faça isso sucessivamente, até completar duas horas. Depois das duas horas, faça uma pausa mais longa, de 30 minutos.

Quem pode usar a técnica pomodoro?

O pomodoro é um método que pode ser usado principalmente por estudantes que têm dificuldade em manter uma rotina de estudos e fazer os seus trabalhos.

Então, podem ser adeptos dessa técnica estudantes de colégio, estudantes de vestibulares, estudantes de concursos, de graduação e até mesmo profissionais do mercado de trabalho que também têm dificuldades em focar nas tarefas.

Ou seja, qualquer pessoa que precise manter o foco, seja nos estudos ou no trabalho, pode usar o pomodoro a seu favor para render em suas atividades.

Isso porque o seu objetivo central é ajudar pessoas a se concentrarem e também a lembrarem que o cérebro precisa de pausas para conseguir se manter proativo.

Como aplicar a técnica pomodoro de estudo

Para aplicar a técnica pomodoro em seus estudos, você pode seguir o seguinte passo a passo:

  1. Revise todas as tarefas que você precisa estudar e crie um check-list das suas obrigações.
  1. Programe um alarme para 25 minutos, comece os seus estudos e pare somente quando o alarme tocar.
  1. Assim que o alarme tocar, faça uma pausa de 5 minutos e distraia o seu cérebro dos estudos.
  1. Encerrada a pausa de 5 minutos, retome os passos de cima.
  1. A cada quatro pomodoros, ou seja, duas horas, faça uma pausa mais longa, de meia hora.

No dia a dia dos seus estudos, vá repetindo essa prática e note como a sua produtividade irá aumentar.

E você ainda usufrui do benefício de dar pausas fundamentais ao seu cérebro.

Aplicativos para pôr em prática a técnica pomodoro

Sem dúvidas o seu celular tem algum tipo de relógio ou timer que permite marcar um alarme para 25 minutos e outro para 5 minutos.

Mas conforme o pomodoro se tornou uma técnica famosa, foram desenvolvidos alguns aplicativos que dão uma mãozinha para colocá-lo em prática durante os estudos, sendo eles:

  • Pomodoro Timer;
  • Focus To-Do;
  • Goodtime: pomodoro temporizador de produtividade;
  • Forest: mantenha o foco;
  • Focus Commit;
  • Foca: Pomodoro Focus Timer;
  • Focus Plant: foco nos estudos;
  • Pomodoro Productivity Timer;
  • Pomodoro Timer Pro;
  • Milki: Pomodoro Study Timer;
  • Tomato Timer.

Essas ferramentas estão disponíveis para Android e IOs e são gratuitas, permitindo que você use a técnica pomodoro e veja algumas estatísticas sobre a sua produtividade.

Conheça aqui outros aplicativos que ajudam a organizar tarefas diárias.

Vantagens de usar a técnica pomodoro

As vantagens da técnica pomodoro vão desde aumento da motivação para estudar, de responsabilidades e foco, até um descanso físico e mental dos estudos e uma competição saudável.

Abaixo, esclarecemos melhor cada uma das vantagens. Confira!

Aumento da motivação para estudar

A motivação com essa técnica ocorre principalmente quando você vê que o período de um pomodoro está no final e o seu estudo está quase terminando.

Assim, você inicia uma corrida para terminar os estudos antes do período de 25 minutos encerrar.

São pequenas explosões de adrenalina que tornam o processo de estudo mais divertido e diferente, influenciando diretamente na finalização de suas obrigações.

Acaba com a procrastinação

A procrastinação pode acontecer com algumas pessoas em momentos específicos, em que há preguiça, cansaço e ansiedade, ou ela pode ser uma característica de quem tem dificuldades em concentração, podendo ser até um sintoma de TDAH.

Para todos os casos, o pomodoro pode ser um grande aliado, ajudando que você dê início àquele estudo que estava te assombrando por alguma razão e conseguindo se manter concentrado nele até ser finalizado.

 

Aumenta o foco e a concentração por meio da redução das interrupções

Foco é um sinônimo da técnica pomodoro para estudo, ajudando com que estudantes não desviem dessa obrigação.

Então, assim que os 25 minutos começarem a contar no relógio, interrupções como redes sociais e conversas paralelas ficam em último plano e, conforme você vai praticando, isso se torna automático.

Aumento de responsabilidade

Essa técnica ajuda na responsabilidade desde o momento em que você começa a listar todos os estudos que tem para fazer, até a hora da prática, que você tira os 25 minutos para focar somente em uma tarefa.

Assim, você começa a automaticamente ser responsável com seus estudos, desde a organização até a prática e finalização de suas atividades.

Permite descanso mental e físico

A produtividade humana está atrelada ao descanso.

Isso porque o nosso cérebro precisa de pausas para ele ter fôlego para continuar ativo durante os estudos.

E o nosso corpo também precisa dessas pausas para ter forças para seguir com qualquer tarefa.

Portanto, com o pomodoro, você respeita seu corpo, tanto na parte física, quanto na parte mental, com as pausas de 5 minutos e depois de 30 minutos que você dá a ele.

Promove uma competição saudável

O pomodoro promove uma competição saudável consigo mesmo, justamente por conta dos 25 minutos que você tem a cada fase.

Isso faz você olhar o relógio e ver que falta pouco tempo para encerrar uma rodada de pomodoro, logo, você pensa “consigo terminar essa atividade até o fim desse ciclo, vou manter o foco”.

Conclusão

E aí, gostou de conhecer mais sobre o método pomodoro?

Como você viu ao longo deste artigo, a sua aplicação no dia a dia é fácil e você só precisa de um celular com alarme.

O resto é com você! Comece a praticar aos poucos e logo esse processo se tornará automático, com o seu foco e produtividade nos estudos aumentando cada vez mais!

Comentários do Facebook

Deixe um Comentário