Diversão econômica: como garantir a curtição nas férias sem gastar muito

Férias é sinônimo de diversão! Contudo, para os pais que estão com o orçamento enxuto, também é tempo para não gastar muito, fazendo com que você tenha que buscar alternativas para divertir os pequenos gastando pouco!

Mas tudo bem, pois usando a sua criatividade é possível se divertir junto com os filhos, fazendo das férias um momento inesquecível para eles, mesmo sem gastar! Quer saber como? Então confira as dicas que separamos para você!

Massinha de modelar e argila

Brincar com as mãos é uma excelente forma de estimular a criatividade, além de desenvolver o lúdico.

Tanto a massinha como a argila são excelentes formas de entreter a criançada, além de serem materiais super baratos.

Para fazer a massinha, você vai precisar apenas de

  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de sal
  • ½ xícara de água
  • 1 colher de chá de óleo

Depois de amassar bem, também é possível acrescentar corantes, fazendo porções de diferentes tonalidades.

Brinquedos de sucata

Outra alternativa que é boa para o bolso meio ambiente é a confecção de brinquedos a partir de sucata.

Que tal reunir todas aquelas embalagens que iriam para o lixo? Com um pouco de papeis coloridos, cola e tesoura certamente elas podem se transformar em fantoches, carrinhos, máscaras e robôs. Deixe a criançada livre para criar!

Trenzinhos de sucata

Trenzinhos de sucata

Corredor de barbante

Uma ideia muito simples e divertida, além de super barata, é o desafio do corredor de barbantes.

Com um rolo, pregue de uma parede a outra, pequenas partes de barbante em diferentes direções. A brincadeira consiste em fazer a molecada atravessar o corredor sem se encostar nos barbantes.

Teatro

Que tal estimular a criançada a fazer uma pequena apresentação de teatro para toda a família? Além de criar a historia, os pequenos devem improvisar no figurino, na iluminação e até no cenário.

Esse tipo de atividade estimula o trabalho em grupo, a cooperação e a criatividade, é diversão na certa sem mexer no bolso.

Outra alternativa é o teatro de fantoches, onde você poderá inventar diferentes histórias para os pequenos e eu tenho certeza que todos vocês passarão bons momentos juntos.

Acampamento em casa

Com certeza as crianças irão adorar essa ideia! E não é preciso ter uma barraca.

Primeiro é necessário escolher um lugar que poderá ser o quintal ou mesmo a sala. Depois é só improvisar as barracas, as lanternas e até a comida. Todos vão se divertir muito no camping mais barato do universo!

Guerra de balões de água

No verão, essa atividade é realmente deliciosa e muito divertida. Você pode dividir as crianças em duas equipes diferentes, sendo que cada equipe terá a sua cor de balão. Depois é só enchê-los de água e começar. Para ficar mais divertido, coloque um pouco de corante comestível na água fazendo com que os atingidos sejam mais facilmente identificados.

Fogueira

No inverno, fazer uma fogueira com a criançada pode ser uma ótima ideia. Além de movimentar a molecada para coletar a lenha e montar a fogueira, ela pode ser usada para cozinhar marshmallows, batata, milho e ainda pode ser um excelente momento para uma contação de historias e piadas.

Além de aproveitar as férias para brincar de forma econômica, os pais podem aproveitar essa época para pesquisar os preços de materiais escolares e uniformes. Devido à baixa procura, é comum encontrar valores bem mais em conta do que no início do ano.

Gostou das nossas dicas? O que você faz nas férias com seus filhos sem prejudicar o orçamento? Deixe seu comentário abaixo!

Comentários do Facebook

Deixe um Comentário