Como facilitar a adaptação de seu filho à escola

O início da vida escolar, ou a mudança de escola, é sempre um grande desafio para pais e filhos! Passar tempo longe dos pais num ambiente diferente e agitado, muitas outras crianças e pessoas desconhecidas geram inseguranças nos pequenos e nos pais também.

Porém, este é um passo inevitável na vida das famílias e é importante que os pais façam parte deste processo de adaptação, cuidando para que esta transição para um novo mundo seja tranquila e estimulante!

Mas, o que podemos fazer para garantir que estas mudanças em nossas vidas aconteça sem grandes problemas?

Tudo começa com uma escolha

O primeiro passo para uma boa adaptação à escola começa com uma boa escolha.

Tenha claro para você o que deseja quando pensa na educação dos seus pequenos. Todos os aspectos são importantes, como currículo, o estilo de ensino, se os valores que a escola propõe são similares aos da sua família, a distância de casa, etc.

Pense também se a linha de ensino é adequada ao estilo de vida que sua família segue. Evitar grandes contrastes de estilos, ainda mais no início da vida escolar é essencial para que a criança se sinta segura no novo ambiente. Imagine o filho de uma família tradicional em uma escola progressista, ou o inverso.

Prepare o terreno

É importante começar a adaptação ainda em casa, conversando com as crianças sobre este início de uma nova fase, mostrando que há um mundo de amigos e brincadeiras que ele vai descobrir e que você vai acompanhar tudo de pertinho!

Dê segurança e conte sobre bons momentos e amigos que você fez na escola, coisas que descobriu, brincadeiras que aprendeu, ou, se ainda tiver guardado em algum lugar, mostre seus trabalhos escolares como desenhos e pinturas. Use seus exemplos como combustível para incentivar o seu pequeno!

Devagar e sempre

Com a vida agitada que temos hoje é difícil achar tempo para fazer as coisas com calma, mas este é um momento em que você precisa estar totalmente envolvido. Evite delegar a outras pessoas a tarefa de levar seu filho aos primeiros dias de aula. Acompanhe eles até a sala, converse com os professores e funcionários incluindo o pequeno na conversa, fale com os colegas dele, seja o exemplo, demonstre segurança, por mais que você também esteja preocupado!

Não segure a empolgação

Ao pegá-lo na escola, pergunte tudo o que quiser saber, mate sua curiosidade e demonstre interesse e empolgação com as novidades! Demonstrar interesse estimula a criança a se engajar mais nas atividades e ser mais participativo. Isso faz com que a sensação de pertencimento e as relações com professores, colegas e família sejam mais coesos.

Não saia de fininho

Por mais que sua rotina impeça que você fique por longos períodos acompanhado a adaptação na escola, seja claro com o pequeno sobre o que você pode ou não fazer. É preciso ser firme e evitar que a sua angústia em vê-lo sofrer pela sua ausência tome forma de falta de confiança. Se precisar ir embora, se despeça e explique a situação. Pode ser mais doloroso na hora, mas ele não vai se sentir enganado ou abandonado.

Seja firme

O período de adaptação traz uma série de emoções para pais e filhos, mas é preciso saber controlar os seus próprios incômodos e dores de ver seu filho ficar com medo e inseguro, mas é preciso se manter firme e não ceder às demostrações de insatisfação deles.

Ser firme não é ser agressivo ou ignorar os sentimentos do pequeno, mas demonstrar que existem limites e regras que devem ser cumpridas, afinal, isso é uma das coisas que ele vai aprender na escola!

Esteja preparado para lidar com dificuldades futuras

Mesmo com tudo o que já falamos em mente, existe a possibilidade que seu filho tenha dificuldade em se adapte à escola escolhida e será preciso ficar atento e entender o que acontece.

Perceber alguns sinais que indicam esta dificuldade é muito importante e podem, inclusive, te ajudar a solucionar a questão, mas é preciso que você converse com o pequeno, professores e até mesmo pais de colegas.

Gostou do nosso artigo sobre adaptação? Quer saber como participar mais da vida escolar do seu filho? Fique ligado em nosso blog na sessão “Escola”!

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Comentários do Facebook

Deixe um Comentário