20 brincadeiras para entreter seus pequenos

Às vezes, distrair as crianças sem apelar para televisão e internet parece ser uma tarefa impossível. Mas estimular que elas se movimentem é essencial para a sua saúde. As brincadeiras aparentemente simples são excelentes fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança, e também é uma importante forma de autoexpressão.

Pensando nisso e inspirados pelo site Pais&Filhos, separamos 20 brincadeiras que podem ser utilizadas com crianças de 09 meses até 12 anos, em casa ou até festinhas infantis. Com muita criatividade, é possível entreter o seu filho por horas, estimulando a sua curiosidade. Se inspire!

Brincadeiras para entreter o seu filho

1 – Carrinho de mão

Idade: a partir de 4 anos

Número de participantes: 2

Enquanto a criança coloca as mãos no chão, com os braços estendidos, o adulto (ou outra criança) levanta suas pernas e empurra, como se fosse um carrinho de mão.

 

2 – Cinco Marias

Idade: a partir de 7 anos

Número de participantes: a partir de 1

Pegue cinco saquinhos de tecido e encha-os com areia ou arroz. Jogue as cinco marias no chão. Escolha uma, jogue para cima e pegue outra do chão, a tempo de pegar a primeira antes de cair. Na próxima rodada, jogue um saquinho para cima enquanto pega dois no chão e volta a recolher a primeira antes de cair. E assim sucessivamente.

 

3 – Telefone sem fio

Idade: a partir de 4 anos

Número de participantes: a partir de 4

As crianças devem ficar em círculo ou enfileiradas. A primeira cria uma mensagem e fala no ouvido da próxima. A mensagem vai passando adiante, cada um dizendo aquilo que entendeu. O último participante deve dizer, em voz alta, o que ouviu. Se estiver correto, o criador da mensagem vai para o fim.

 

4 – Mímica

Idade: a partir de 5 anos

Número de participantes: a partir de 4

Divida as crianças em dois times. Um participante deve se dirigir ao grupo adversário, que irá falar alguma palavra. A criança tem três minutos para representar, apenas com gestos, e o time deve adivinhar. O time que acertar mais, ganha.

 

5 – Balão fujão

Idade: de 6 a 10 anos

Número de participantes: a partir de 2

Trace uma linha de partida e uma de chegada. Cada jogador segura uma bexiga e um pedaço grande de papelão. Ao seu sinal, cada criança coloca sua bexiga no chão e a abana com o papelão, na direção da linha de chegada, e a traz de volta da mesma forma. O primeiro que terminar o percurso, ganha a corrida.

 

6 – Casa de cartas

Idade: de 7 a 12 anos

Número de participantes: a partir de 2

As crianças devem juntar duas cartas e equilibrá-las de modo a criar um formato piramidal. Ao fazer vários “triângulos” dessa forma, é possível colocar uma carta na horizontal acima de dois triângulos e, assim, formar a base para o segundo andar. A ideia é formar um castelo, tomando muito cuidado para não derrubar tudo.

 

7 – Não me faça rir

Idade: a partir de 3 anos

Número de participantes: a partir de 2

Uma criança tenta fazer a outra rir, enquanto ela tenta desesperadamente segurar a risada. Quem rir primeiro, perde.

 

8 – Troca-letra

Idade: de 10 a 12 anos

Número de participantes: 4 a 8

Uma das crianças propõe uma palavra de quatro letras. O primeiro jogador deve, formar uma palavra nova a partir daquela, mudando apenas uma letra, e assim sucessivamente. Exemplo: lata – pata – mata – mala – tala. Quem não bolar uma palavra em 30 segundos, ou repetir uma que já foi, é eliminado.

 

9 – Quem sou eu?

Idade: a partir de 6 anos

Número de participantes: a partir de 3

Os jogadores devem ficar numa roda, e cada um escolhe o nome de uma celebridade, personagem de filme ou desenho, ou mesmo do convívio delas, escreve num papel e gruda na testa do participante da direita, sem que ele veja. Cada criança faz perguntas para os outros jogadores sobre o que ela é. Por exemplo: eu sou uma mulher? E os jogadores só podem responder sim ou não. A criança então tem uma chance de dar um palpite. Ganha quem acertar primeiro.

 

10 – Detetive

Idade: a partir de 6 anos

Número de participantes: a partir de 5

Para essa brincadeira, você vai precisar escrever num papel a inicial A (de assassino), em outro D (de detetive) e os outros com o V (de vítima) – some todos os participantes e subtraia dois para saber quantas vítimas o jogo terá. Misture e deixe cada criança pegar um papel sem saber o que é. O assassino precisa “matar” o maior número de vítimas e, para isso, ele deve piscar discretamente para as pessoas. Quando as vítimas forem atingidas, elas devem dizer “morri” e abaixar a cabeça. Caso o detetive perceba as piscadas, ele deve dizer ao assassino: “Preso em nome da lei”.

 

11 – Código secreto

Idade: de 8 a 12 anos

Número de participantes: a partir de 2

Aqui, a imaginação é o único material necessário. A ideia é que as crianças criem uma nova língua, como a do p, em que se coloca a letra p na frente de cada sílaba da palavra.

 

12 – Os cinco pulos

Idade: de 6 a 7 anos

Número de participantes: de 4 a 8

Os participantes devem se colocar lado a lado numa linha imaginária. Dado o sinal, todas dão cinco pulos para a frente. Ganha quem parar mais longe.

 

13 – Dicionário

Idade: de 8 a 12 anos

Número de participantes: de 4 a 12

Pegue um dicionário, abra numa página qualquer e leia em voz alta para as crianças a definição de uma palavra aleatória. O primeiro jogador que adivinhar a palavra marca um ponto. O vencedor será o primeiro que marcar 10 pontos.

 

14 – Desenho maluco

Idade: a partir de 5 anos

Número de participantes: de 3 a 4

Dê uma folha em branco para cada participante. No alto da folha, cada um deve desenhar uma cabeça. Depois, dobram-se os papéis para esconder o que foi feito. Trocam-se as folhas e, então, cada um desenha o corpo. Repita as instruções, até que cada criança desenhe uma parte do corpo, sem ver a anterior. No fim, abra os papéis e veja os desenhos que se formaram.

 

15 – Montar nos ombros

Idade: de 9 a 12 meses

Número de participantes: 2 (um adulto e uma criança)

Ajeite o bebê sobre os ombros de forma que a pernas pendam ao redor de seu pescoço, apontando para a frente. Segure-o pelas mãos enquanto anda por aí. Varie os movimentos: pule num pé só, marche, gire…

 

16 – Jogo dos pontinhos

Idade: a partir de 6 anos

Número de participantes: a partir de 2

Em um papel sulfite, coloque vários pontinhos, cada quatro formando um quadrado. O jogador deve ligar dois pontos em cada jogada, formando retas. Quem fechar um quadradinho, deve colocar a sua letra inicial dentro dele. O jogo termina quando todos os quadrados estiverem fechados e ganha quem tiver o maior número de letras.

 

17 – Pula-rio

Idade: de 6 a 12 anos

Número de participantes: de 4 a 8

Estique duas cordas no chão, paralelamente, com intervalo de 50 centímetros entre elas. Esse espaço representará o rio. Os participantes devem fazer uma fila de um lado do rio, e um por vez, saltarem para o outro lado. A cada rodada, aumente a largura do rio. São eliminadas as crianças que “caírem na água”. O que sobrar, vence.

 

18 – Bola na moeda

Idade: de 7 a 11 anos

Número de participantes: a partir de 2

Dois jogadores se posicionam frente a frente, de pé. No chão, no meio dos dois, coloca-se uma moeda. As crianças jogam a bola uma para a outra, quicando no chão para tentar acertar a moeda.

 

19 – Corrida de três pernas

Idade: de 8 a 12 anos

Número de participantes: de 12 a 40

As crianças devem se dividir em dois times, e dentro dos times em pares, em que um amarra sua perna direita à perna esquerda do outro. A um sinal, os primeiros têm que correr, cruzar a linha de chegada, voltar e tocar a próxima dupla, e assim por diante.

 

20 – Caçada ao tesouro

Idade: a partir de 6 anos

Número de participantes: a partir de 2

Deixe uma prenda escondida em algum lugar do ambiente. Em locais diferentes, coloque papéis que contenham as pistas que levarão ao tesouro. A primeira deve levar os participantes à segunda e assim sucessivamente até chegar na última, que será o prêmio. Esse jogo pode ser individual ou em equipe.
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