O que fazer com seus filhos na noite de Natal?

O Natal está chegando. Além das entregas de presentes, da ceia, da confraternização, você já pensou o que vocês, pais, podem fazer de especial com os filhos na noite de Natal? Se ainda não, este post foi feito para você, pois preparamos uma lista de sugestões. E aproveite, porque algumas delas também podem ser colocadas em prática durante as férias escolares. Acompanhe:

1.Teatro de Natal

Que tal fazer uma peça de Natal sobre o nascimento de Jesus? Você pode ajudar as crianças a fazer um presépio vivo para elas aprenderem mais sobre a data. Improvise roupas, animais e lembre-se que não pode faltar nada, como, por exemplo, José, Maria, Jesus, os três Reis Magos, as vaquinhas.

2. Meias do Papai Noel

Peça para seus filhos deixarem meias penduradas perto da porta de casa. Faça uma surpresa e, quando eles forem dormir, enche-as de pequenas lembrancinhas, como: bonequinhas, carrinhos e um recadinho do próprio bom velhinho. Vai ser alegria garantida quando eles acordarem no dia seguinte!

3. Caça ao tesouro

A brincadeira de esconder presentes por toda a casa com pequenos mapas pode ser muito divertida e até mais interessante para as crianças do que encontrar os presentes debaixo da árvore de Natal, como é feito todos os anos. Para incrementar ainda mais a ideia, depois de criar o mapa, coloque o nome da criança e deixe-o embaixo da árvore.

4. Visita do Papai Noel

Que tal aproveitar o encanto do Natal para presentear as crianças com a presença do velhinho? É isto mesmo! Quando elas estiverem distraídas na noite de Natal, dê uma saidinha e volte vestido de Papai Noel.

5. Estímulo à gratidão

Incentive as crianças a serem gratas. Uma dica é pedi-las para escreverem em pequenas cartinhas agradecimentos de Natal, como: pelos pais, pela saúde, pelo alimento, pela casa, pela escola. As crianças que não sabem escrever precisam da ajuda da mamãe e do papai, obviamente. Por fim, pendure as cartinhas com fitinhas na árvore de Natal. Também priorize este ensinamento no dia a dia das crianças.

6. Roda de histórias

Uma roda de histórias entre adultos e crianças também é uma boa pedida. Faça o seguinte: convide os pequenos e os adultos para se sentarem no chão. Na sequência, conte histórias sobre os Natais mais memoráveis que você já viveu. Convide as crianças e os outros adultos para fazerem o mesmo. Também vale fazer rodas de histórias durante as férias escolares: os adultos e as crianças podem fazer um viagem na memória e contar como foram as férias dos anos anteriores.

7. Presentes solidários

Seu filho tem muitos brinquedos, mas não brinca com todos? Se sim, esta é uma excelente oportunidade para ensiná-lo a compartilhar. Peça para ele escolher um brinquedo usado (mas em bom estado) para o Papai Noel levar para uma criança que não tem brinquedos e deixe-o debaixo da árvore. Depois, na manhã seguinte, antes do seu filho acordar, troque o brinquedo antigo por um novo. Muito legal, não é mesmo?

8. Biscoitinhos deliciosos e outras receitas

Já que o momento é propício para reuniões em família, estreite ainda mais os laços e cozinhe junto com as crianças. Separe os ingredientes e faça, com a ajuda dos pequenos, deliciosos biscoitos para o Papai Noel. Quando terminarem, preparem um prato bem lindo com os biscoitos e coloque debaixo da árvore. No outro dia, as crianças vão encontrar alguns biscoitos mordidos. Será que foi o Papai Noel mesmo? Passadas as festas de fim de ano, separe outras receitas simples, que podem ser feitas por crianças, e use o período das férias para criar o hábito de cozinhar junto com seus filhos.

 

Muito mais que o momento de dar presentes, a noite de Natal pode ser um ótimo momento para você se aproximar ainda mais do seu filho, ensinar bons valores, propor momentos lúdicos e ainda fazer atividades que podem servir como passatempo também para as férias escolares que se seguirão às festas de fim de ano. Aproveite as nossas dicas e tenha um feliz Natal!

Gostou do tema de hoje? Tem mais alguma dica de atividade que pode ser feita pelas crianças na noite de Natal? Conte para a gente nos comentários!

 

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Comentários do Facebook

Deixe um Comentário