Adotar ou não uniformes para os profissionais da escola?

Não são só os estudantes que podem usar uniformes dentro da escola. Funcionários uniformizados transmitem credibilidade, profissionalismo e seriedade. Além disso, uniformes com o logo e cores ajudam a reforçar a identidade visual da escola.

Os conceitos sobre os uniformes de profissionais foram mudando ao longo do tempo e se adequando a moda e necessidade. Cada tipo de funcionário da escola pode usar um tipo de uniforme, de acordo com as suas funções, ou todos podem usar uma mesma combinação padrão. No entanto, vale lembrar que diferentes cargos podem ter diferentes necessidades de tecidos e modelagem.

Como escolher o uniforme dos funcionários da escola?

Logotipo

É fundamental que os uniformes carreguem o logotipo da escola. Isso pode ser feito com aplicação de serigrafia ou bordado, mas o mais importante é que ele se destaque, sendo de uma cor diferente do resto do uniforme.

Os bordados funcionam melhor para pequenos logotipos, como na parte da frente de camisas ou sobre o bolso. Se a intenção é fazer o logotipo maior, ocupando toda a largura da frente ou das costas, a serigrafia é a opção mais indicada.

Tecido

Para os funcionários que trabalham em ambientes fechados e climatizados, o nylon ou o poliéster são boas opções. Se o clima da sua cidade for mais quente, peças em algodão também são boas escolhas, pois garantem conforto e ventilação.

Outro ponto a considerar é se o tipo de tecido é fácil de lavar e secar. Afinal, como as peças serão usadas diariamente, esse processo precisa ser o mais simples possível.

Cores

O mais comum é que a cor do uniforme siga as regras de cores do logotipo e marca da escola, pois assim qualquer pessoa associa o uniforme à escola rapidamente.

Mas pensando na funcionalidade das cores, alguns pontos podem ser levados em conta. Cores escuras, como azul marinho, preto e cinza, têm menos chances de manchar, garantindo maior durabilidade ao uniforme. Cores claras, especialmente o branco, passam a impressão de tradicionalismo e cordialidade, o que pode ser bem interessante para a imagem dos funcionários da escola.

Tipos de uniformes profissionais

1 – Uniformes para cargos operacionais

Muitas escolas possuem funcionários de limpeza, cozinha, jardinagem ou manutenção. Esses profissionais podem ter um modelo de uniforme específico, que leve em conta seu trabalho diário. O mais indicado é escolher por tecidos resistentes, que aguentem os movimentos e trabalhos pesados, e em cores sóbrias.

Podem ser calças, camisas, macacões e jalecos em cortes básicos. Para manter a identidade visual da escola, pode-se optar por detalhes ou algum colorido nos bolsos, golas ou punhos.

2 – Uniformes sociais

Os professores, coordenadores e diretores da escola também podem usar uniformes para promover a marca da escola. Para esses profissionais, o ideal são peças em tecidos leves e confortáveis. Podem ser camisas sociais com o logo da escola, conjuntos de calça e blusa ou camisa pólo. Outra opção é um jaleco personalizado, que o profissional pode usar por cima da sua roupa do dia-a-dia.

Os funcionários da sua escola já usam uniformes? Está pensando em aderir a essa ideia? Visite a página da Ripio para saber mais sobre o assunto! 

 

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Comentários do Facebook

2 replies on “Adotar ou não uniformes para os profissionais da escola?

  • Yracem lima

    Não suporto usar uniforme ….essas prefiro minhas roupas, pq cobre bem mais o corpo. A ideia de fazer macacão como farda para usar duas vezes ” no aniversário da cidade e no sete de setembro ” dinheiro gasto sem necessidade.. ..pra mim isso é disperdicio. Além de está tirando meu sono.

  • Yracem lima

    Não suporto usar uniforme ….essas prefiro minhas roupas, pq cobre bem mais o corpo. A ideia de fazer macacão como farda para usar duas vezes ” no aniversário da cidade e no sete de setembro ” dinheiro gasto sem necessidade.. ..pra mim isso é disperdicio. Além de está tirando meu sono.

Deixe um Comentário