Além do método tradicional, você conhece os outros métodos de ensino?

Um modelo de ensino é um programa estruturado que pode ser usado para configurar um currículo, para projetar materiais de ensino e orientar um plano para a sala de aula de seus filhos. Uma vez que não existe um modelo capaz de lidar com todos os tipos e estilos de aprendizagem, não devemos limitar nossos métodos para um único modelo, atraente à primeira vista.

Ensinar a partir de uma perspectiva muito geral, é comunicar algum conhecimento, habilidade ou atitude e os elementos-chave de um modelo de ensino são:

  • Foco: O que ensinar?
  • Metodologia: Como ensinar?
  • Avaliação: Como medir os objetivos alcançados?

Os principais métodos de ensino:

Método Tradicional

alem-do-metodo-tradicional-voce-conhece-os-outros-metodos-de-ensino-01

O modelo de transmissão ou perspectiva tradicional, vê o ensino como uma arte e o professor como um artesão, cuja função é explicar claramente e gradualmente seu conhecimento, com foco central na aprendizagem dos alunos. O aluno é visto como uma página em branco ou um copo vazio a ser preenchido, o centro das atenções na educação tradicional.

Dentro deste conceito educacional há duas abordagens principais:

  • A primeira é uma abordagem enciclopédica, onde o professor é um especialista que domina a matéria à perfeição. O ensino é a transmissão de conhecimento do professor para o aluno.
  • A segunda abordagem é abrangente, onde o professor é um intelectual que, logicamente, explica a estrutura da matéria e transmite-a para os alunos.

Em seu modo de transmissão e apresentação, o aluno adquire conhecimento derivado do conhecimento e da experiência prática do professor, que volta os seus conhecimentos para o ensino dos alunos.

Em resumo, neste aprendizado a perspectiva é a comunicação entre o transmissor (mestre) e receptor (estudante), tendo em conta a compreensão e a relação com o conteúdo.

 

Método Construtivista

alem-do-metodo-tradicional-voce-conhece-os-outros-metodos-de-ensino-02

O modelo de Construtivista concebe a educação como uma atividade crítica. Para o construtivismo, a educação não é uma simples transmissão de conhecimento, mas sim a organização de métodos de apoio que permitem aos alunos construir seu próprio conhecimento.

Esta teoria baseia-se principalmente em três autores: Lev Vygotsky, Jean Piaget e David P. Ausbel, que conduziram uma investigação do método da aquisição de conhecimento pela criança. Esse modelo pressupõe que o estudante precisa aprender e minimiza o papel do esforço e das funções cognitivas de memória na aprendizagem.

Este método, ao contrário do anterior, como o próprio nome sugere, considera que o aluno é quem constrói o seu conhecimento. O ensino é uma parte indispensável, mas é considerado um guia, que fornece ferramentas e permite que os estudantes ajudem no processo de construção de aprendizagem, mas não lhe dá as respostas, porque a ideia é que aluno interessado em descobrir, deve pesquisar técnicas ou materiais para ajudar durante seu tempo na escola e no seu processo de aprendizado.

 

Método Montessoriano

alem-do-metodo-tradicional-voce-conhece-os-outros-metodos-de-ensino-03

O método Montessoriano visa o desenvolvimento integral da criança e foi criado pela educadora italiana Maria Montessori no início do século XX em seu livro O método Montessori,  publicado em 1912.

Este método educativo é caracterizado por enfatizar a atividade pedagógica dirigida para a criança com a observação clínica do professor. Esta observação destina-se a adaptar o ambiente de aprendizagem das crianças ao seu nível de desenvolvimento. O objetivo básico deste método é explorar o potencial de cada criança em um ambiente estruturado.

O método nasceu da ideia de ajudar a criança a obter um desenvolvimento integral e atingir o grau máximo de suas capacidades intelectuais, físicas e espirituais, trabalhando em uma base científica em relação ao desenvolvimento físico e mental das crianças. O método de Maria Montessori baseia seu trabalho sobre colaboração entre a criança e o educador. Assim, a escola não é um lugar onde o professor transmite conhecimento, mas um lugar onde a inteligência psíquica da criança irá se desenvolver através de um trabalho livre com materiais de ensino especializado.

 

Método Waldorf

alem-do-metodo-tradicional-voce-conhece-os-outros-metodos-de-ensino-04

O método Waldorf está enraizado na pesquisa espiritual e esotérico do filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925) fundador da chamada “antroposofia”. Steiner não tinha experiência ou formação de professor, de modo que, seus princípios pedagógicos são baseados em transes místicos durante o qual consulta uma espécie de biblioteca mística universal da sabedoria que ele chamou de “Akashic record”.

De acordo com a filosofia de Steiner, o ser humano é uma individualidade de espírito, alma e corpo, com capacidade de desdobrar-se em três estágios de desenvolvimento de sete anos cada até chegar a maturidade: em primeiro lugar de 0 a 7 anos, 7-14, e 14 a 21. O mesmo professor é o responsável pelos alunos durante todo o estágio.

Os primeiros sete anos são baseados na imitação natural como um meio de aprendizagem, o segundo estágio na imaginação e na arte e o terceiro na pesquisa de verdade e da realidade. O currículo foca no ensino das ciências humanas, artes e ofícios, arte dramática, língua estrangeira e educação física.

E você? Que método prefere para a educação dos seus filhos? Comente!

 

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Comentários do Facebook

2 replies on “Além do método tradicional, você conhece os outros métodos de ensino?

Deixe um Comentário