Veja por que o uniforme escolar de seu filho é tão importante para sua segurança

O uso de uniforme escolar é obrigatório em praticamente todo o tipo de instituição de ensino que atenda principalmente crianças e adolescentes na faixa etária de até 18 anos. Ainda que no colegial algumas peças não sejam necessariamente obrigatórias, em geral ao menos a camiseta permanece como requisito essencial para frequentar as aulas por longos períodos.

Esta medida, que visa não só organização como também a proteção dos alunos, às vezes encontra resistência, quer seja por parte dos próprios alunos ou até dos pais, que podem sentir dificuldades na hora de adquirir o uniforme. Mas, para elucidar de vez as dúvidas sobre o porquê de priorizar seu uso e como pode se tornar mais fácil a aquisição, neste post elencamos algumas razões pelas quais vestir o uniforme da escola pode ser extremamente importante para seu filho. Veja a seguir:

O uniforme escolar traz mais segurança

Ao vestir um uniforme, o aluno é facilmente identificado (nas ruas, por exemplo) como pertencente à determinada instituição de ensino, o que garante maior segurança a ele (do mesmo modo que alunos não identificados não deveriam ter acesso à escola – ou seja, estando todos uniformizados dentro das salas de aula há maior segurança inclusive em ambiente interno, garantindo que todos ali fazem parte da instituição de ensino).

Além disto, por conferir um padrão igual de vestimenta aos alunos no período de aulas, o uniforme pode ajudar a inibir a ação de criminosos que pensarão duas vezes antes de tentar algo contra um aluno ou não terão a atenção despertada por nenhuma roupa de gosto pessoal que possa atrair para roubo. Ou seja, protege não só em caso de perdas como também de possíveis assaltos e até mesmo ocorrências mais sérias, como sequestros e violência.

Fora que entre os próprios alunos isto confere maior igualdade, de modo que se possa evitar muitos casos de bullying e amenizar diferenças sociais que podem existir.

Sinal de disciplina e ordem

Outro fator positivo é o fato de que o uniforme impõe respeito e denota ordem. Um estudante uniformizado automaticamente causa uma impressão de estar asseado, de organização e padrão, identificando-o e diferenciando-o em responsabilidade das demais pessoas. Quem o vê sabe que ele pertence a alguma instituição e está sob a responsabilidade de alguém que o vigia de perto nestes momentos.

Sem contar que na escola isto é um sinal de disciplina, fazendo com que desde cedo os jovens entendam que para determinadas situações existem regras e que respeitá-las é necessário para fazer parte de alguns grupos, assim como os demais colegas também estão fazendo.

Como garantir que meu filho tenha sempre o uniforme escolar?

Se você enfrenta alguma dificuldade na hora de comprar uniformes para seu filho, talvez seja hora de conversar com a escola sobre algo interessante (e que muitas vezes ela já tem), como um acordo de consignação para disponibilizar um espaço para venda das vestimentas dentro do próprio colégio.

Desta forma, os pais não precisam postergar essa proteção por questões logísticas ou de acesso e terão um meio facilitado e prático para garantir essa segurança. Converse com a empresa fornecedora e verifique esta opção. Uma empresa responsável jamais negligenciará esforços para cuidar de algo tão importante.

E você, já garantiu o uniforme deste ano para o seu filho? Qual a sua dificuldade e como podemos ajudá-lo? Conte sua experiência para nós nos comentários abaixo!

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Comentários do Facebook

2 replies on “Veja por que o uniforme escolar de seu filho é tão importante para sua segurança

Deixe um Comentário