4 dicas para ajudar a escolher sua profissão

Finalmente chega a hora de se preparar para o vestibular, iniciar a faculdade e começar a dar os primeiros passos em direção à vida de adulto. Porém nessa fase muitos jovens se sentem inseguros e bastante indecisos, pois não sabem qual profissão escolher.

São tantas opções de cursos, que fica realmente difícil optar por uma carreira de imediato. Nesse momento, o jovem pode se ver em uma das seguintes situações:

– Tem um sonho definido desde muito novo (quando eu crescer, quero ser…) e já está decidido sobre a escolha da profissão, sabendo qual curso superior deve fazer, para poder concretizar seus sonhos de infância;

– Sabe mais ou menos aquilo que quer (bem, sempre gostei de…), mas não está tão certo. Até acredita que seria interessante e envolvente seguir por determinado caminho, mas não está tão certo disso. Sente que precisa amadurecer um pouco mais a ideia;

– Não tem a menor ideia do que quer fazer da vida. Passam pela sua cabeça áreas tão diversas como Arquitetura, Direito, Medicina, Turismo, e não se decide por nenhuma.

– Seus pais sempre apontaram o caminho. A família tem negócio próprio, empresa, ou a maioria de seus membros segue a mesma profissão (advogados, médicos, etc.). Passou a infância ouvindo que entraria no ramo de negócio de seus familiares, e até entende da profissão, por ver seus pais e parentes trabalhando na área, mas não está certo se é isso mesmo que ele quer.

Você se reconheceu em alguma dessas situações? Saiba que você não está sozinho. Começar a decidir as coisas por si mesmo é uma tarefa árdua e causa insegurança, porém é um dos passos mais importantes e significativos em direção à maturidade. Para ajudar você, listamos algumas dicas úteis para escolher sua futura profissão.

1. Avalie-se

Certamente você tem habilidades e defeitos. E está ciente deles. Talvez demore um pouco de tempo para você se conscientizar de tudo, mas prestando atenção em si mesmo, em seus sentimentos, e com a ajuda valiosa de pessoas conhecidas, você poderá observar quais são as atividades que você mais gosta de fazer, as áreas que você sente maior dificuldade, seus hobbies, passatempos.

Tudo isso fala um pouco de você e esse conhecimento será essencial na escolha da sua carreira. Afinal, ninguém quer fazer o que não gosta, certo? Lembre-se: dinheiro não é tudo. Para você se sentir realizado e bem-sucedido, é importante que você escolha uma profissão com a qual você sinta afinidade real.

2. Conheça a profissão

Muitas carreiras passam uma falsa ideia de glamour ou sucesso fácil, o que não é verdade. Em qualquer profissão, o sucesso e o reconhecimento só aparecem depois de trabalho duro, e talvez não na medida nem na velocidade que você deseja.

Tudo tem seus prós e contras, e para escolher sua profissão é necessário que você saiba o máximo que puder sobre ela. Se possível, visite os locais onde os profissionais da área desejada trabalham. Observe o dia a dia deles, converse com vários profissionais. Não se restrinja a pedir opinião de um só, pois cada pessoa enxerga as coisas de ângulos diferentes. Ouça várias pessoas e poderá formar uma opinião mais acertada.

3. Conheça seu curso

Ao escolher um curso, antes de se decidir por ele definitivamente, observe as matérias constantes do conteúdo programático, procure saber sobre ele: o mercado de trabalho, as especializações, o estágio, tudo o possível para conferir se esse realmente é o caminho que você deseja seguir.

4. Não se apresse

É verdade que queremos começar logo, “botar a mão na massa”, mas uma decisão precipitada pode ser motivo de aborrecimento mais tarde. Como, por exemplo, começar um curso só para não ficar sem fazer nada, e na metade descobrir que não era aquilo que você queria. Claro que é sempre válido aprender coisas novas, mas foi um tempo que poderia ter sido gasto em alguma coisa mais relevante para você.

E sabemos que para todo filho seu pai é um herói, torne-se o Super Pai que seu filho já acha que você é!
Acesse agora gratuitamente nosso KIT: Tudo o que vocês precisam saber para se tornarem os melhores pais do mundo! (parte2)

E você, como tem sido a escolha de sua profissão? Já sabe o que quer fazer? Ou ainda tem dúvidas? Conte para a gente!

 

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Comentários do Facebook