O que deve ser levado em conta em um uniforme escolar?

Como cidadãos temos alguns direitos e deveres perante a nossa sociedade, e um dos mais importantes deles é o direito à educação. Desde a básica à complementar, ela nos torna capacitados a exercer a nossa cidadania e a criar um futuro mais consciente.

Um aspecto importante nas escolas públicas e particulares é o uso dos uniformes, essencial para identificar qual aluno pertence à determinada instituição de ensino. Além de retratarem segurança e disciplina, os uniformes detectam pessoas estranhas próximas às unidades escolares, tornam o ambiente mais seguro e são uma tranquilidade a mais para os pais e professores.

Disciplina e igualdade nas escolas

Uniformes escolares também auxiliam no ambiente de aprendizagem: alunos ficam menos preocupados com opiniões alheias sobre as suas roupas, diminuem a descriminalização e o bulling, e são apontados como um grande nivelador social. Perante a instituição de ensino os alunos são considerados iguais, sem discriminação de bens sociais e materiais. Outra segurança que o uniforme oferece é contra assaltos, pois eles não atraem tanta atenção.

Alguns consideram o uso regular de uniformes uma maneira de forçar o estudante a seguir somente as normas escolares, deixando características de individualismo de lado. Vários alunos também se sentem pressionados quando a instituição os “obriga” a vestir uniformes, usam o argumento de violação de seus direitos de usarem o que se sentem mais à vontade. Porém, apesar da recusa desses alunos, o uniforme escolar ainda é tido como um elemento de segurança, que deve ser adotado em virtude dos benefícios oferecidos.

Qualidade e praticidade nos uniformes escolares

A forma que os uniformes são confeccionados é bem relevante, pois os tecidos devem considerar o movimento em algumas atividades escolares, trazer conforto, praticidade e segurança, por exemplo, o aspecto de usar cadarços ou botões para abotoar calças, moletons ou casacos. Tecidos antialérgicos são essenciais para não causarem lesões como alergias e formigamentos, mantendo a saúde do estudante em perfeitas condições.

Bordados ou logos com o nome da instituição de ensino, regatas e shorts para atividades ao ar livre, calças de moletons e casacos para o frio são eficientes e deixam os alunos vestidos adequadamente para participarem das atividades escolares. Outro aspecto que os pais e diretores se preocupam é na qualidade dos fornecedores de uniformes, se oferecem bom custo- benefício, praticidade e conformo.

Empresas como a Ripio Uniformes estão sempre preocupadas em desenvolver peças confortáveis, resistentes e com alta durabilidade, principalmente para deixar pais e professores tranquilos. Os tutores podem confiar na tradição de mais de 15 anos de mercado em confecções com uma vasta gama de produtos, desde camisetas, regatas, babylooks, mangas curtas e longas, shorts, bermudas, blusas de moleton, saias-shorts, calças bailarinas a acessórios, como acessórios, lancheiras, mochilas e estojos. Todos confeccionados com qualidade e segurança.

E você, o que leva em consideração na hora de escolher o uniforme do seu filho? Conte pra gente.

 

Comentários do Facebook