Reposição de material escolar depois das férias: o que comprar novamente?

Reposição de material escolar depois das férias: o que comprar novamente?

No período em que os estudantes voltam às aulas depois das férias de julho, além de estabelecer novamente a rotina de idas à escola, lições de casa e atividades com os colegas, é necessário que os pais façam uma revisão de todo o material escolar, para definir o que precisa ser comprado novamente. O ideal é checar o estado de tudo: dos lápis e canetas até os uniformes.

Estes materiais são bastante usados pelas crianças na escola. É natural que algumas peças sofram um desgaste, até porque nem sempre são guardados e protegidos devidamente.

Se você guardou a lista de materiais que foram comprados no início do ano letivo, esta tarefa ficará bem mais fácil. Vá olhando os itens um por um e checando quais materiais acabaram e quais estão sem condições de uso. Anote tudo numa lista à parte para providenciar a compra.

A criança deve estar junto para ta ajudar a definir quais materiais devem ser comprados

Se a lista do início do ano não foi guardada, vale uma inspeção na mochila da escola e uma consulta à própria criança para saber o que falta entre os materiais que ela está acostumada a usar na sala de aula e nas lições de casa. Se você tiver outros filhos, primos ou vizinhos da mesma idade, faça uma avaliação junto com eles para saber se não há itens que possam ser passados de um para o outro. Isto porque o que não está sendo usado por um pode ainda ser útil ao outro.

Esta prática de troca de materiais entre as crianças é positiva e motiva os pequenos a serem solidários. Já no momento da compra, ensine aos seus filhos o verdadeiro valor do dinheiro. Explique e mostre para eles a diferença de preços entre um caderno com uma capa lisa e aquele com a estampa de seu personagem predileto. Esta diferença, às vezes, é de até 100%. Traduza essas informações para o universo da criança. Mostre para ela que um caderno com o personagem na capa tem o mesmo preço de uma pilha de dez cadernos com capa lisa.

Dê atenção especial aos uniformes escolares

Depois de checar todos os materiais do dia a dia, é hora de dar uma atenção especial aos uniformes escolares. Confira como estão as camisetas, bermudas, calças compridas, saias, agasalhos, meias e calçados. Como já dissemos, o uso diário pode deteriorar as roupas, os sapatos, os tênis e as mochilas. Aproveite a ocasião para orientar seus filhos sobre os cuidados com seus pertences. Talvez você encontre peças que estão apenas descosturadas, por exemplo. Neste caso, vale a pena analisar se a compra de um item novo é mais vantajoso do que mandar consertar.

Já os sapatos e tênis são mais difíceis de reparar. Uma sola desgastada apenas de um lado pode prejudicar a formação dos pés e comprometer a postura da criança. Neste caso, é melhor providenciar a compra de um novo. Se for este o seu caso, leve a criança junto à loja de forma que ela possa experimentar o calçado. Se ficar confortável, compre um número maior para que dure mais tempo já que crianças crescem rapidamente.

Depois das compras, vem a etapa de organizar tudo e colocar o nome da criança em todos os itens usando etiquetas. Peça ajuda e faça isto junto com eles, permitindo que cada vez mais eles se comprometam com o cuidado pelo material. Pronto!

Agora retome a rotina de antes das férias. Estimule as crianças a dormirem mais cedo, a ficarem menos tempo em frente a TV ou brincando no computador e estabeleça um horário fixo para que elas façam as atividades extraclasse.

 

Deixe abaixo seu comentário

comentários

Share this post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *