Como escolher a escola certa para seu filho pequeno? Siga esse roteiro!

A escolha da primeira escola pode ser um processo excitante, mas ao mesmo tempo bastante desafiador. Independente das qualidades que você busca em uma escola, o ideal é começar a visitá-las com bastante antecedência, para que tenha tempo hábil para decidir com segurança e garanta a vaga do seu pequeno. Haverá muitas perguntas a serem feitas para garantir qual escola será perfeita para seu filho. Você deve começar o tour sozinho e, se achar que vale à pena voltar em determinada escola, levar seu filho em uma segunda visita.

Antes de visitar as escolas, a primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo é: por qual tipo de ambiente estou procurando? Você imagina seu filho em um ambiente ativo, com diversas crianças, ou você gostaria de um local mais tranquilo, com poucas crianças? Você gostaria que a escola trabalhasse com uma filosofia educacional específica? Que tipo de necessidades sua criança tem: precisa aprender a usar o toalete, trocar fraldas, socializar-se? Você gostaria de uma escola perto de sua casa ou seu local de trabalho? Qual mensalidade escolar seria ideal? Qual horário pode conciliar-se com suas atividades pessoais, trabalho, academia, etc? Após decidir sobre esses critérios, vá às escolas e questione-se sobre essas 20 observações:

  1. A escola ideal: Você consegue imaginar seu filho neste ambiente? Ele combina com essa escola?
  2. Rotina escolar: Fique na escola por um tempo e observe a rotina escolar. Será que meu filho aprenderá aqui?
  3. Filosofia educacional: Qual filosofia pedagógica a escola segue? Meu filho se adaptaria a esse método? Eu acredito nessa metodologia? Qual é a formação dos professores? Qual material a escola adota? A escola exige uniforme?
  4. Tamanho das salas: Quantos alunos há por sala? Quantos cuidadores há na sala? Será que o número de cuidadores é o suficiente para atender a todas as crianças?
  5. Ambiente escolar: A escola é convidativa e acolhedora? É fria e institucional? É limpa e organizada ou deixa a desejar nesses quesitos? É arejada? Há parquinho, piscina? Com que frequência são utilizados? A piscina está bem protegida? No caso de aulas de natação, cada monitor é responsável por quantas crianças?
  6. A atmosfera da escola: As crianças parecem felizes? Elas estão entretidas ou entediadas?
  7. As atividades: Que tipo de atividades as crianças estão fazendo? Elas cooperam entre si? Os projetos são monitorados pelos professores?
  8. A leitura: Com que frequência os professores leem para as crianças? Há uma biblioteca? As crianças podem manusear os livros?
  9. Os funcionários da escola: Eles parecem felizes? No caso de escolas de período integral, como funciona o turno de funcionários?
  10. A alimentação: A escola fornece alimentação? De que tipo? É uma alimentação saudável? Em caso negativo, que tipo de alimentação seu filho pode levar?
  11. Envolvimento dos pais: Como os pais interagem com a escola? Que tipos de atividades podem ter a participação dos pais?
  12. Informações: Como são passadas as informações aos pais? Quando são as reuniões de pais e mestres?
  13. Notas: Há um sistema de notas na escola? Como a nota é calculada? Se for o caso – qual é a nota da escola no Enem? Qual o procedimento se o aluno tiver problemas de aprendizagem?
  14. Conflitos sociais e emocionais: Como a escola ajuda as crianças a lidarem com conflitos? No caso de agressão entre crianças, qual é o procedimento?
  15. Disciplina: Como são as regras de disciplina da escola? Os pais são avisados imediatamente?
  16. Certificados: Essa escola é certificada? Quais certificados a escola ou a direção possui?
  17. A agenda diária: Como é a agenda diária das crianças?
  18. Doenças: Como é o procedimento quando a criança está doente ou se acidenta?
  19. A segurança: O local é seguro? Há extintores de incêndio? Há saída de emergência?
  20. Referências: A escola pode fornecer referências ou depoimentos de outros pais? Quais os horários de entrada e saída dos alunos? Dessa forma você poderá conversar com alguns pais para obter a opinião sobre a escola.

Após ter seguido o roteiro acima e encontrado a escola ideal para seu filho, confie em sua escolha. Você tomou uma decisão muito importante para ele com base em vários critérios que o ajudará a aprender e socializar-se. Parabéns e coragem: você precisará mais do que ele!

Gostou das dicas? Quais as características fundamentais para que uma escola seja ideal para o seu filho? Escreva pra gente pelos comentários.

Comentários do Facebook

Deixe um Comentário