10 dicas para ganhar atenção dos alunos em sala de aula

10 dicas para ganhar atenção dos alunos em sala de aula

Giz e quadro já não são suficientes como ferramentas usadas em sala de aula para atrair o interesse dos alunos, que nasceram na era da tecnologia e precisam de aulas dinâmicas, atraentes, interativas e educativas. Para isso, o professor precisa ser criativo e inovar sempre para ganhar atenção dos alunos em sala.

Pensando nisso preparamos 10 dicas que vão ajudar os professores a reterem a atenção nas aulas e os alunos a absorverem melhor o conteúdo.

1-      Jogos educativos

Há diferentes jogos para as mais variadas idades que podem ser usados em sala de aula. Caso a escola tenha computadores disponíveis, há também jogos virtuais voltados para as disciplinas, que podem ajudar a ensinar o conteúdo tornando tudo mais divertido.

2-      Criatividade

Faça atividades que estimulem a criatividade do aluno. Por exemplo, fazer um livro, criar um jogo, fazer um jornal da escola, montar um blog com um tema da matéria dentre outras atividades que possibilitem que exijam criatividade e ao mesmo tempo absorção de conteúdo.

3-      Desafie

Atividades desafiadoras encantam alunos das mais diferentes idades e são ótimas alternativas para docentes de ciências e de matemática aplicarem.  Por exemplo, em um exercício mais difícil com a descoberta de uma fórmula, que tal propor um jogo para ver quem consegue resolver o desafio?

4-      Realize debates

Escolha um assunto atual e divida a classe em grupos. Peça para que eles pesquisem sobre o tema e cada um dos grupos terá que defender uma posição. Depois de estudados, faça um debate em sala de aula. Dite as regras e seja o mediador. Uma maneira de estudar um tema atual e interessante é fazer o aluno se envolver com a disciplina.

5-      Saia da sala de aula

Uma aula no campo, uma visita a um museu, caminhada na mata ou até uma aula na biblioteca já ajuda a sair da rotina. Essas atividades acabam sendo prazerosas para o estudante.

6-      Deixe os alunos escolherem o tema

Uma vez por mês deixe os alunos escolherem um tema atual para ser debatido em sala. No começo do mês discuta com eles qual tema será e peça para que leiam e até levem artigos para vocês debaterem em sala de aula. Essa é uma forma prazerosa de ligar a sua disciplina ao dia a dia do estudante.

7-      Palestras

Traga pessoas de fora para falar com a classe. Uma palestra no dia da água, por exemplo, é algo diferente, instrutivo e que pode envolver toda a escola.

8-      Dê aula prática

A teoria é importante, mas aulas práticas são essenciais. Por isso, professores de física, química e biologia nunca podem se esquecer do laboratório. Experiências atraem e motivam!  

9-      Tecnologia

Aplicativos, computadores e até o próprio celular pode ser o seu aliado. Procure apps ligados à matéria e indique aos alunos. Leve-os para trabalharem na internet, ofereça jogos virtuais, acesse a internet em sala de aula, mostre um site interessante e oriente os alunos a usarem esses veículos a favor do estudo.

10-   Use as redes sociais

Crie grupos no Facebook para conversar com os alunos, tirar dúvidas, mandar arquivos para estudo, compartilhar links interessantes, entre outros. Eles adoram as redes sociais e você pode usar isso a seu favor.  

E você, usa de quais estratégias para reter a atenção dos alunos de forma prazerosa? Conte pra gente pelos comentários.

 




Summary
10 dicas para ganhar atenção dos alunos em sala de aula
Article Name
10 dicas para ganhar atenção dos alunos em sala de aula
Description
Giz e quadro já não são suficientes para atrair o interesse dos alunos. O professor precisa ser criativo e inovar sempre para ganhar atenção dos alunos em sala.
Author

Deixe abaixo seu comentário

comentários

Share this post